93% dos usuários de dispositivos móveis buscam informações sobre compras pelo aparelho

Em pesquisa realizada pela empresa de mídia online, Hi-Mídia, em parceira com a M. Sense, especialista em estudos sobre mercado digital, verifica-se que 93% dos usuários de tablet e smartphones buscam informações sobre compra de produtos e serviços por meio de seus dispositivos móveis. 87% dos entrevistados já desistiram de uma compra na loja após terem consultado indicação pelos equipamentos. Entre os produtos já comprados pelos usuários móveis estão: eletrônicos e informática (61%), ingressos (44%), eletrodomésticos (39%), conteúdo (38%) e CDs, DVDs e Blu-Ray (36%).

Apesar de tablets e smartphones serem bastantes utilizados na hora da busca por indicações, 73% dos usuários preferem efetivar a compra no computador, e 3% nas lojas. O tamanho reduzindo da tela e o medo de digitar a senha do cartão de crédito nos tablets e smartphones são os principais motivos apontados para a resistência ao pagamento via dispositivos móveis.

Ainda no que diz respeito aos novos hábitos de compra, a pesquisa mostra que 39% dos usuários utilizam aplicativos para ler QR Codes. Além disso, o uso da geolocalização para busca de pontos de venda (64%), os recursos fotográficos (56%), os comparadores de preço (39%) e os leitores de código de barra (21%) também integram os hábitos do consumidor móvel.

É interessante observar na pesquisar que embora as compras online por dispositivos móveis registrem alta, ainda é baixa a porcentagem de usuários que possuem plano pós-pago: 36% dos usuários de smartphones e 21% dos que têm tablets. Segundo o levantamento, 47% dos usuários de tablets e 19% dos donos de smartphones recorrem o Wi-Fi como alternativa aos custos dos planos pós-pagos com acesso à Internet. Os usuários não se revelam muito fiéis às suas operadoras: 56% não teriam dúvida e 33% provavelmente trocariam de operadora se o concorrente oferecer serviços melhores. Para  71% dos usuários não existe distinção entre os serviços das operadoras, mas, se pudessem escolher melhorias, 32% escolheriam a Internet mais rápida, 29% optariam por preços mais baixos para os planos de dados e 10% gostariam de melhor atendimento ao cliente.

A pesquisa sobre os hábitos do consumidor móvel online ouviu 1.796 usuários de tablets e smartphones das cinco regiões do País, entre maio e junho de 2012.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.