A Telebrás divulgou nesta segunda-feira, 17, que deve concluir até o final deste ano o projeto de instalação dos equipamentos nos backbones de Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro, que viabilizarão as saídas de Internet e conectarão essas infraestruturas às demais redes em operação no Brasil e no mundo.
O projeto foi recentemente concluído em Brasília e deve ser finalizado também em Porto Alegre no início de 2012, completando as cinco capitais brasileiras que hospedarão os equipamentos de rede para saída de Internet.
Equipamentos
Segundo informou a Telebrás, os equipamentos que compõem a rede nacional de telecomunicações são da linha CRS-3 e ASR9k, da Cisco. O primeiro possui capacidade de comutação de até 2,4 Tbps e, o segundo, de até 3,2 Tbps.
De acordo com o presidente da estatal, Caio Bonilha, a rede está pronta para ampliar a capacidade de transmissão, de acordo com a evolução da demanda, podendo chegar a enlaces de 100 Gbps nos equipamentos do núcleo. Ele acrescenta que a empresa também se antecipou ao esgotamento dos endereços IPv4 e que a rede está tecnicamente adaptada ao sistema de endereçamento IPv6.