Motorola testa módulo de comunicação entre máquinas via WiMAX móvel

A Motorola anunciou nos EUA os testes com seu primeiro módulo de comunicação entre máquinas (M2M, na sigla em inglês) que utiliza o padrão de WiMAX móvel (802.16e). O X24, como foi batizado, usa um chipset da Motorola para acesso a redes WiMAX, o WTM1000. O módulo é capaz de se comunicar em redes WiMAX tanto em 2,5 Ghz quanto em 3,5 Ghz. A novidade é um marco pois traz a tecnologia WiMAX como alternativa para a comunicação móvel M2M. Hoje, é muito comum o uso de redes celulares para a transmissão de dados em diversas aplicações M2M, como telemetria na energia elétrica e rastreamento de veículos.
O X24 permite uma série de aplicações de transmissão de dados de dentro de veículos em movimento, como envio de vídeos, navegação na internet ou simplesmente rastreamento. A previsão é de que o módulo seja disponibilizado comercialmente no ano que vem.

Mobile+

Notícias relacionadas

O mercado de aplicações M2M no Brasil será discutido no painel "Machine-to-machine: o celular além das pessoas", que acontecerá no dia 21 de outubro, das 16h às 17h30, durante o 1º Fórum Mobile+, na Amcham, em São Paulo. Esse painel contará com os seguintes palestrantes: Marcelo Catapani, da Motorola; Nelson Guimarães Elvira, da Vivo; e José Bertoni, da Eletropaulo. O evento, organizado pela Converge Comunicações, é dedicado a aplicações corporativas no celular. Haverá também painéis sobre mobile marketing, mobile CRM, mobile office, mobile commerce, dentre outros temas. Para mais informações, acesse www.teletime.com.br/eventos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!