Em comunicado ao mercado divulgado na noite desta terça-feira, 17, a TIM anunciou o nome da italiana Alessandra Michelini como a nova integrante do seu Conselho de Administração no Brasil. A executiva substitui Elisabetta Paola Romano, que deixou a posição no último dia 4 de julho.
Desde abril de 2022, a executiva é a Chief Transformation Officer do grupo TIM na Itália, sendo responsável pela implementação de iniciativas de transformação corporativa e revisão de processos críticos, em linha com a estratégia e posicionamento da empresa, diz a tele. Ela também integra os Conselhos de Administração da Polo Strategico Nazionale (desde agosto de 2022) e da TIM Retail (desde janeiro de 2021).
De acordo com a TIM, Michelini ainda tem mestrado em Administração de Empresas pelo Politecnico di Milano; em Gestão, pela The European House Ambrosetti; e em Engenharia de Telecomunicações Eletrônicas, pela Universidade de Perugia.
Entre janeiro de 2018 e março de 2022, como vice-presidente do Grupo TIM, ocupou vários cargos nas funções de aquisições, responsável pelas receitas (como chefe de operações comerciais e governança) e no mercado corporativo (com foco nas áreas de governança e desenvolvimento de canais e indústria de manufatura de vendas).
Após uma experiência inicial na Accenture, Michelini iniciou a carreira na operadora, onde evoluiu até assumir como chefe do plano de tecnologia e do plano de desenvolvimento, em março de 2014.