A Nokia anunciou que a Oi concluiu a implementação do software Nokia Corteca, solução da companhia finlandesa desenvolvida para fazer o gerenciamento de dispositivos para Wi-Fi utilizados em residências.
De acordo com a fornecedora, a implantação com a operadora brasileira é a maior já feita em toda a América Latina e vai alcançar milhões de equipamentos nas casas dos cliente (os CPEs).
Ainda segundo a Nokia, ainda que provedores de banda larga já ofereçam velocidades multigigabit em casa, mais de 40% das pessoas ainda relatam problemas com a Internet fixa – especialmente com o Wi-Fi doméstico. Esses problemas tem a ver com aparelhos que não funcionam bem juntos, além da cobertura que pode não chegar a todas as áreas de uma casa.
Nesse sentido, o software Nokia Corteca fornece dados que auxiliam na visualização do que está acontecendo nas dependências do cliente. Há, também, ferramentas de acesso remoto "para a melhoria do desempenho do Wi-Fi, juntamente com soluções de suporte ao cliente e com monitoramento proativo da nuvem e dos dispositivos de banda larga", segundo a companhia.
Milhões de dispositivos
A ideia da Oi é utilizar o Nokia Corteca Cloud para gerenciar milhões de dispositivos conectados por Wi-Fi. Nos casos de erros na conectividade residencial, por exemplo, a solução seria utilizada para resolver o problema de forma remota – o que evitaria a necessidade de envio de técnicos às residências.
A ferramenta também será utilizada como forma de proteger ativos da operadora brasileira. Isso porque, além de poder oferecer novos serviços através do marketplace do Corteca Application, a Oi também vai conseguir identificar e localizar terminais de rede óptica (ONTs) que foram furtadas e instaladas em redes de receptadores.
"A solução da Nokia trouxe inovações importantes no controle de ativos, oferecendo rastreamento avançado e uma inutilização eficaz de equipamentos furtados e instalados indevidamente nas redes dos receptadores identificados. Essa parceria tem sido fundamental para nossa estratégia de entregar serviços de excelência e proteger nossos ativos de forma proativa", comentou o CTO da Oi, Gustavo Brambila.
"A Oi entende que investir na experiência do cliente tem efeitos duradouros e é nesse sentido que se dá a contribuição de nosso Nokia Corteca, com desempenho aumentado e com novas opções de monetização em redes com mais de um milhão de assinantes", disse o head de infraestrutura de redes da Nokia para a América Latina, Javier Falcón.
Eles tão me devendo sete meses de aluguel do meu armário
A própria Oi parou de usar os equipamentos da Nokia por várias falhas, usam o da Huawei muito estranho essa notícia.