Intelsat e SoftBank vão integrar redes móveis terrestres e via satélite

Softbank - MIKI Yoshihito

A Intelsat e a operadora japonesa SoftBank (pertencente ao fundo homônimo) assinaram na última segunda-feira, 16, um acordo de pesquisa e o desenvolvimento de conexões 5G contínuas entre redes móveis terrestres e redes de comunicações via satélite.

Segundo as partes, a "Rede Ubíqua" será baseada nas mesmas arquiteturas, interfaces e processos que possibilitam o roaming de dispositivos entre redes celulares terrestres. A expectativa é acelerar a adoção comercial de soluções de mobilidade integradas nos novos padrões 3GPP 5G para redes não terrestres.

Além disso, o objetivo é desenvolver um dispositivo universal que permaneça sempre conectado, independente da sua localização no mundo. Como exemplo, a Intelsat explica que mesmo um veículo conectado poderá, no futuro, alternar para uma rede de comunicação via satélite a partir do momento em que a rede terrestre estiver fora da sua área de cobertura.

Notícias relacionadas

"Até agora, o desafio era alinhar os padrões que permitissem a conexão entre duas redes diferentes. Com o progresso recente na padronização 5G para redes não terrestres, liderado pela Intelsat no 3GPP, e esta colaboração estratégica com a SoftBank, estamos idealmente posicionados para acelerar o design e a implementação prática de serviços híbridos comerciais que permitirão que dispositivos circulem livremente entre redes terrestres e satélites", diz Bruno Fromont, diretor de tecnologia da Intelsat, em nota.

O design, o desenvolvimento, os testes de campo e a comercialização de novos produtos de rede híbrida entre Intelsat e SoftBank serão conduzidos em fases, acrescentam. Assim, as soluções híbridas como resultado da parceria deverão permitir o uso de terminais de satélite existentes a curto prazo, enquanto os novos terminais baseados em 5G serão empregados conforme se tornem disponíveis.

"Ao utilizar a tecnologia que alterna entre redes móveis terrestres e redes de comunicação via satélite por meio de roaming, podemos integrar as duas redes anteriormente separadas e utilizar a comunicação via satélite como uma extensão da comunicação móvel", afirma Hideyuki Tsukuda, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia do SoftBank.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!