Iniciativa 5G Brasil questiona falta de tempo para ajustes em regras do leilão

Fachada da sede da Anatel. Foto: Sinclair Maia/Anatel

Reunindo cerca de 370 provedores regionais que avaliam participação no leilão de 5G, a Iniciativa 5G Brasil voltou a questionar o edital para o certame construído pela Anatel e a afirmação de que falta tempo hábil para ajustes no documento.

Em comunicado emitido nes sexta-feira, 17, o grupo reiterou demandas como o roaming obrigatório e a venda associada das faixas de 3,5 GHz e 700 MHz. Segundo as empresas, as alterações aumentariam a condição de disputa para as regionais, permitindo uma chegada mais rápida do 5G a cidades do interior.

"Os ajustes foram negados pela Anatel sob o argumento de que não haveria tempo hábil para as correções", afirma a nota – destacando, contudo, que novas mudanças no formato do edital foram propostas nesta segunda-feira pelo relator do texto na agência, conselheiro Emmanoel Campelo.

Notícias relacionadas

"Do ponto de vista jurídico-regulatório, o novo cálculo de preço da faixa de 26 GHz e a modificação nos lotes de 400 MHZ têm efeito administrativo semelhante ao da solicitação dos provedores", alegou a iniciativa. Ainda segundo o grupo, o cancelamento da sessão que aprovaria o edital de 5G nesta semana seria indício que mesmo dentro da agência não há consenso sobre o edital.

"A Iniciativa 5G Brasil considera que a pressa para a aprovação do processo de licitação impedirá o acerto desses detalhes que ampliam o mercado aos provedores regionais e ainda colaboram para a democratização da implantação da tecnologia no país", sinalizou o comunicado do grupo de provedores.

Efeitos

Segundo o consórcio, limitações do bloco de 26 GHz devem impedir uma participação plena de pequenas no 5G a partir da faixa, ao passo que a disponibilização de lotes regionais em 3,5 GHz não deve surtir efeito sem regras que obriguem o roaming e a associação com os lotes de 700 MHz.

"Sem a aglutinação dessas frequências, não faz sentido que os provedores regionais participem do processo. Seria necessário trabalhar com as duas frequências para ter alcance e largura de banda. Com apenas uma, é como se nós entrássemos 'mancos' no mercado", afirmou o presidente institucional da Iniciativa 5G Brasil, Suelismar Caetano.

A postura do grupo de empresas tem causado reações mesmo entre os provedores regionais. Há uma semana, a Abrint (tradicional associação do segmento) rebateu parte das críticas da Iniciativa ao edital de 5G e destacou o que considerou conquistas dos prestadores de pequeno porte ao longo do processo de construção das regras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!