Novo Regulamento de Conselho de Usuários é aprovado pela Anatel

Por unanimidade, o Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta-feira, 17, a proposta do conselheiro substituto Raphael Garcia para o novo Regulamento de Conselho de Usuários. A proposta também prevê que a vigência se dê apenas para os novos mandatos, a partir de 2023

Um novo manual operacional para o detalhamento operacional das regras será elaborado por um grupo de trabalho composto pela agência e pelas prestadoras, e será aprovado pelas Superintendentes de Relações com Consumidores (SRC) e de Planejamento e Regulamentação (SPR). Esse texto deve estar pronto até 120 dias após a publicação do regulamento.

A Anatel havia colocado a proposta em consulta pública em outubro do ano passado. No mesmo período, a análise do conselheiro Emmanoel Campelo, na época relator da matéria, era de que "historicamente, a obrigatoriedade da manutenção dos Conselhos de Usuários não vem se traduzindo nos benefícios esperados pela sociedade".

Notícias relacionadas

ARR

Com isso, aprova-se não apenas a minuta da proposta, mas também uma inovação: a implantação de uma análise de resultado regulatório (ARR). O mecanismo deverá ser analisado pela SPR, que determinará se a ARR será elaborada. "Será [uma ferramenta] de grande valia para a agência e o setor, pois poderão ver como os regulamentos são eficazes para o seu fim", declara Garcia.

Nova composição

Os conselhos são de caráter consultivo, mantidos com recursos das operadoras e com função de avaliar os serviços e a qualidade de atendimento, além de apresentar propostas para a melhoria de serviços. 

Com as novas normas, os conselhos passam a ter atuação nacional. Eles serão compostos por 18 membros, na seguinte configuração: 

  • 5 entidades sem fins lucrativos que atuem na defesa dos interesses do consumidor ou no setor de telecomunicações, devidamente representadas e eleitas, sendo uma de cada macrorregião geográfica do país;
  • 5 entidades integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), devidamente representadas e eleitas, sendo uma de cada macrorregião geográfica do país;
  • 5 usuários de serviços de telecomunicações, devidamente representados e eleitos, sendo um residente em cada macrorregião geográfica do país;
  • 1 representante indicado pelo Ministério Público da Federal;
  • 1 representante indicado pela Defensoria Pública da União; e
  • 1 representante indicado pelo órgão coordenador do SNDC. 

As prestadoras deverão manter conselhos em todas as regiões geográficas em que tenham pelo menos 50 mil acessos em serviço. O Regulamento prevê a exceção para as empresas que se enquadrem na condição de Prestadora de Pequeno Porte (PPPs), conforme definido no Plano Geral de Metas de Competição (PGMC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!