OneWeb e Iridium assinam MoU para oferta conjunta de serviços em LEO

Constelação de satélites LEO da OneWeb. Foto: Reprodução

As operadoras satelitais OneWeb e Iridium assinaram nesta terça-feira, 17, um memorando de entendimento (MoU) para viabilizar uma oferta conjunta de serviços. A ideia é combinar os produtos de banda L da Iridium com os de banda Ku da OneWeb em suas respectivas redes de órbita baixa (LEO) para "tornar mais fácil para os parceiros mútuos" oferecer oportunidades de marketing e do combo de serviços. 

O MoU também cria oportunidades para as companhias fabricarem terminais tanto para a OneWeb quanto para Iridium. Com isso, pretendem incluir pacotes adicionais para provedores poderem oferecer um equipamento combinado ou mesmo terminais novos de constelação dupla. Assim, as respectivas capacidades das bandas L e Ku serviriam de forma complementar para operações de missão crítica, como comunicação de chefes de estado, serviços táticos críticos, marítimos e de resposta a desastres.

A complementaridade dos serviços vem com as características físicas de cada espectro. Conforme explicam as companhias, a rede em banda Ku da OneWeb pode entregar conectividade de banda larga com transferência de grandes quantidades de dados, tornando-a ideal para comunicações em aeronaves e para redes de governo e marítimas que requerem uma cobertura global de alta velocidade e baixa latência. Com seis satélites já lançados, a rede da OneWeb demonstrou capacidade de 400 Mbps, com latência média de 32 milissegundos. A partir de dezembro, a operadora começará a efetuar lançamentos mensais de mais de 30 satélites para prover serviço parcial no final de 2020, e cobertura global em 2021.

Notícias relacionadas

Já a banda L da Iridium traz a conectividade global resistente a intempéries, levando a aplicações de serviços de segurança para navios, aeronaves, veículos e profissionais de campo, podendo ser uma "capacidade requerida por regulação". A tecnologia da plataforma Certus da Iridium foi lançada em janeiro de 2019, com ofertas flexíveis baseadas nas necessidades do usuário. 

Evento

O Congresso Latinoamericano de Satélites, que acontece nos próximos dias 26 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro, terá na manhã do primeiro dia o painel "Novas órbitas, novos modelos", que vai procurar responder quais os modelos de negócio das constelações LEO e de que maneira elas devem afetar a indústria de satélites. Além disso, discutirá qual o espaço para as constelações de média órbita (MEO) e quais as lições aprendidas neste modelo. O debate terá participação de representantes da OneWeb, Eutelsat, SES/O3b e Telesat. Mais informações, a programação completa e as condições de inscrição estão disponíveis no site www.satelitesbrasil.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!