Justiça dos EUA dá ganho de causa à Apple em processo de patentes contra Samsung

O Tribunal Federal de Apelações do Circuito de Washington, nos EUA, determinou nesta quinta-feira, 17, que a Samsung violou várias patentes da Apple, mas não o conjunto do iPhone, o que pode reduzir o valor da multa aplicada à fabricante sul-coreana.

A fabricante americana venceu o julgamento realizado em agosto de 2012, no qual o Tribunal Federal de San Jose, na Califórnia, determinou que a Samsung deve pagar US$ 1,05 bilhão em danos à empresa. Mas, após várias revisões por outros tribunais, o montante ficou fixado em US$ 930 milhões, quantia que agora será avaliada novamente após o veredito desta quinta.

O tribunal especial de Washington é responsável por julgar litígios relacionados a patentes e reafirmou o veredito do Tribunal de San Jose, de que vários dispositivos da Samsung tinham violado patentes da Apple, mas o efeito prático imediato da vitória da fabricante americana pode ser limitado. Isso porque a Samsung já havia afirmado em um júri federal que tinha cessado a venda de quase todos os produtos que estavam originalmente em questão no caso. De todo modo, a Apple pode, potencialmente, tentar obter uma liminar em relação aos dispositivos mais recentes da Samsung, caso constate características semelhantes as das patentes do caso.

Notícias relacionadas

Embora os três juízes que julgaram o caso tenham ficado divididos, eles reconheceram que a Samsung prejudicou a Apple, "fazendo com que perdesse vendas e, forçando-a a competir contra a sua própria invenção patenteada". A voz contrária foi da juíza-chefe do tribunal, Sharon Prost, que disse que a Apple não tinha conseguido demonstrar que estava sendo irremediavelmente prejudicada pela conduta da Samsung. Ela disse que duas das patentes em questão no caso representavam "características menores" do iPhone — o recurso slide to unlock (deslizar o dedo no smartphone para desbloqueá-lo) e o data tapping, que é responsável por detectar ações e dados específicos do usuário e as exibe na interface do sistema operacional.

Mesmo assim, a decisão é uma grande vitória da Apple, que argumentou que a Samsung deve fazer mais do que pagar os danos monetários por infringir uma tecnologia patenteada, já que a violação contínua teria danificado sua reputação como uma empresa inovadora. Com informações de agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!