Governo vai encaminhar a Alessandro Molon novo ajuste no texto

O Ministério da Justiça deverá encaminhar ao relator do Marco Civil da Internet, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), algumas sugestões do governo, consensuadas entre os diversos ministérios afetos ao tema, para aperfeiçoamento do texto do projeto. A informação é do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que participou na última segunda, 16, de reunião sobre o assunto com a presidenta Dilma Rousseff, em que também estavam presentes diversos outros ministros e os membros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Notícias relacionadas
Segundo Bernardo, um ponto que deve constar desta "carta de sugestões" é a retirada da única exceção para a qual não se aplica a retirada de conteúdo por ordem judicial, estabelecida no parágrafo 2º do artigo 15. Diz o texto:

"Art. 15. Com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e evitar a censura, o provedor de aplicações de Internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço e dentro do prazo assinalado, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente, ressalvadas as disposições legais em contrário.

§ 2º O disposto neste artigo não se aplica quando se tratar de infração a direitos de autor ou a direitos conexos."

"A inclinação forte é para que a retirada só aconteça com ordem judicial. Hoje é notificação", explica o ministro. Outro pleito do governo junto ao relator – esse já conhecido – é a inclusão da obrigatoriedade de armazenamento de dados no Brasil.

Vale lembrar que a presidenta Dilma solicitou urgência constitucional para o projeto do Marco Civil da Internet. Assim, o texto tem 45 dias para ser aprovado na Câmara e 45 dias para ser aprovado no Senado. Enquanto o projeto não é aprovado, a pauta do Plenário fica trancada em cada casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!