Globo.com adaptará todos os seus sites para celular até dezembro

O Globo.com, portal de Internet das organizações Globo, está em pleno processo de adaptação dos seus sites para visualização em telefones celulares. Estão sendo produzidas versões para diferentes tamanhos de tela e tipos de aparelho, como touch, Qwerty e feature phones. Em cada acesso, o servidor identificará o tipo de aparelho e o encaminhará para a página apropriada. A meta, segundo o diretor geral do Globo.com, Juarez Queiroz, é ter todos os sites adaptados até o final de dezembro. "Nosso modelo comercial integra PC e mobile", justifica. Não haverá uma versão para tablets: estes dispositivos continuarão acessando o website tradicional.

Notícias relacionadas
O maior desafio, segundo Queiroz, é aprender a organizar o conteúdo em diferentes tamanhos de tela. A opção por sites móveis em vez de aplicativos nativos se dá por duas razões, de acordo com o executivo: ter uma melhor mensuração dos acessos e uma maior abrangência de público, já que em aplicativos seria necessário desenvolver versões separadas para cada sistema operacional, além de constantes atualizações.

Paralelamente à adaptação dos sites do portal, serão feitos ajustes no sistema de publicação para os editores do portal, dando mais flexibilidade no gerenciamento dos diferentes canais de distribuição do conteúdo. Esse processo é mais demorado e deve ser concluído somente em 2014.

Tráfego

Em recente palestra no Painel Telebrasil, em Brasília, Queiroz disse que os acessos móveis aos Globo.com estão crescendo de maneira significativa. Atualmente, entre 3% e 6% dos acessos ao Globo.com partem de dispositivos móveis. Um ano atrás essa participação era de 1%. O executivo afirma que é possível reconhecer uma migração do tráfego originado em lan houses para celulares. É perceptível também um aumento dos acessos móveis à noite. Segundo Queiroz, são pessoas assistindo TV e acessando o portal ao mesmo tempo pelo celular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!