Publicidade
Início Newsletter Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória terão 5G liberado na segunda,...

Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória terão 5G liberado na segunda, 22

Ponte Hercílio, em Florianópolis. Foto: Ricardo Gomes Faraco/Wikipedia

Como já era esperado, as cidades de Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória deverão ter a faixa de 3,5 GHz liberada na reunião do Grupo de Acompanhamento (Gaispi) na quinta-feira, 18. Na ocasião, a Entidade Administradora da Faixa (EAF, ou Siga Antenado) deverá apresentar o resultado dos trabalhos da limpeza de espectro nessas capitais, que poderão então ter o 5G ligado – naturalmente, a depender das operadoras, o que tem acontecido nos demais casos.

Assim, segundo confirmou ao TELETIME o conselheiro Moisés Moreira, presidente do Gaispi, todas as quatro cidades terão a faixa liberada para início das operações do 5G já para a próxima segunda-feira, 22

Ficam de fora ainda as 15 capitais onde restaram dúvidas se haveria tempo hábil para a instalação de filtros nas estações profissionais de serviço fixo de satélite (FSS) para mitigar interferências até o final de agosto, prazo anterior. A recomendação do Gaispi já foi submetida ao Conselho Diretor da Anatel, segundo Moreira. O relator do processo é o conselheiro Vicente Aquino. 

Notícias relacionadas

Caso seja aprovada, a prorrogação para a liberação da faixa de 3,5 GHz seria até o dia 29 de outubro – ou seja, para mais 60 dias além do prazo atual, do dia 29 de agosto, que por sua vez já havia sido adiado por igual período. Da mesma forma, o prazo para a ativação comercial da rede 5G standalone ficará para o dia 29 de novembro

Atualmente, a tecnologia está disponível nas capitais Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. O que não impede as operadoras de oferecer o 5G em outras frequências, mas na tecnologia não standalone (5G NSA), em outras cidades. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile