SES fornecerá capacidade para a nuvem Microsoft Azure com constelação O3b mPower

Montagem do satélite da constelação O3b mPower. Foto: Divulgação SES/Boeing

Em preparação para o lançamento até o final deste ano da nova constelação de órbita média (MEO) mPower da subsidiária O3b, a operadora satelital SES assinou acordo com a Microsoft para oferecer serviços de cloud. Segundo anunciou a companhia de Luxemburgo nesta terça-feira, 17, a gigante de tecnologia vai integrar a plataforma Azure Orbital, que integra a solução de nuvem à conectividade satelital. 

A Microsoft já passará a oferecer a conectividade por meio da atual constelação MEO da SES, antes de migrar para o novo sistema no ano que vem. O lançamento dos três primeiros satélites da O3b mPower estão previstos para o final deste ano. A fabricação é da Boeing.

Segundo o CTO da SES, Ruy Pinto, essa parceria é global e, assim, estará disponível no Brasil também. "Eles estão comprando capacidade no mPower e na constelação atual, são um dos nossos primeiros clientes", disse ele em coletiva de imprensa online. Outros que já contrataram a capacidade do sistema são a operadora francesa Orange e empresas de cruzeiros marítimos da Carnival e Virgin Voyages. 

Notícias relacionadas

Há uma estratégia multicloud para a SES, tanto que a operadora também conta com a Amazon como parceira, e com a possibilidade de oferecer um serviço pessoal de conectividade (utilizando a flexibilidade de beams da constelação MEO). Ou seja, o cliente usaria a banda que precisa. Porém, com o foco ainda empresarial, e não de serviço ao consumidor final.

Produtos

Contudo, a parceria com a Microsoft tem o diferencial de incluir o desenvolvimento de novos produtos para o mercado de vídeo e "mobile data centers", que fornece a capacidade de data center em um lugar onde haveria conectividade.

De acordo com o executivo, as duas empresas já trabalham no desenvolvimento de um produto que faça a orquestração do serviço por satélite junto com IP para canais menores ou distribuidoras de TV menores. "Estamos experimentando na Europa, em Israel, e queremos ter a mesma oferta [globalmente], para gradualmente ir a um serviço híbrido e usar a melhor tecnologia, dependendo da necessidade". 

A SES está co-localizando quatro dos gateways O3b mPower diretamente nos data centers do Azure ou próximo a essas unidades. Também utilizará uma plataforma aberta de automação de rede (ONAP, na sigla em inglês) utilizando a tecnologia de virtualização de funções de rede na nuvem da Microsoft. 

Sandro Barros, diretor da SES e parte do time comercial global de desenvolvimento da O3b mPower, diz que há ganhos com eficiência operacional, uma vez que há a redução de hardware no local. "Porque você implanta nuvem e tira a máquina daquele site remoto, e com isso precisa de menos gente operando no site, dando menos chance de ter problema e parar a produção. Concentrando a operação na nuvem, pode investir mais em segurança."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!