Com novos satélites, dados serão maior parte da receita da SES

Foto: Divulgação

Com lançamento do novo sistema de órbita média (MEO) da constelação O3b mPower e do SES-17 previstos para este ano, a SES enxerga aumento da competitividade em 2022. Por isso, os anúncios de contratação de capacidade dos três primeiros satélites MEO da operadora nesta terça-feira, 17, mostram que a empresa acredita estar próxima da virada nas receitas, com os dados se tornando o maior componente em vez do vídeo DTH

Em coletiva com a imprensa brasileira nesta terça-feira, 17, o CTO da SES, Ruy Pinto diz que a receita de vídeo da empresa, embora estável em comparativo recente, mostra tendência de queda. E a maior adesão aos serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime e Globoplay mostram que a demanda migra para os dados, com "crescimento de dois dígitos". 

"A gente espera que a receita de dados venha crescendo e eventualmente passe a superar a de vídeo no Brasil e no mundo. O timing pode ser diferente, então estou curioso para ver como será no Brasil, mas seremos mais competitivos", destaca. A companhia já oferece inclusive serviço white label para over-the-tops, misturando capacidade satelital com IP. 

Notícias relacionadas

Neste sentido, a operadora prevê para um futuro não muito distante que a proporção inverta – atualmente, 60% da receita é de vídeo, algo que acontece também no Brasil, segundo o executivo. Ajudarão nisso não apenas os três primeiros satélites do O3b mPower, mas também o lançamento do SES-17, satélite GEO que também deverá ocorrer este ano. 

"Com o mPower e o SES-17 vamos ser muito mais competitivos, com mais capacidade, flexibilidade, pontos de preço diferentes", declara. Por ter uma arquitetura e configuração mais tradicional, o satélite GEO não terá a mesma flexibilidade de feixes dedicados, e é aí onde entra a constelação MEO. Além disso, a companhia conta com capacidade do SES-12 também, atualmente também provendo capacidade para território brasileiro.

Evento

Ruy Pinto é um dos destaques já confirmados para o Congresso Latinoamericano de Satélites, evento que acontece nos próximos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro, virtualmente (www.satelitesbrasil.com.br). O encontro é organizado pela Glasberg Comunicações com apoio da TELETIME, e discute os principais temas do mercado de satélites em 2021, incluindo os impactos do 5G, a evolução do mercado de banda larga via satélite, o uso da infraestrutura de satélites para conectar redes móveis, além de novas tendências e serviços. O evento reúne as principais lideranças do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!