Rede neutra faz sentido por ter menor risco de investimento, afirma Oi

Fibra ótica, cabo, fibra, internet, banda larga
Foto: Pikerepo

A estratégia de operação da rede neutra da Oi com a criação da InfraCo "faz sentido" por conta da possibilidade de menor custo pelo uso, e maior segurança para investidores. A empresa resultante, promovida com a separação estrutural da infraestrutura da companhia conforme a proposta de aditivo ao plano da recuperação judicial, é o ativo mais concorrido atualmente, com mais de dez propostas não vinculantes de interessados.

Para o diretor de estratégia e transformação da Oi, Rogério Takayanagi, o modelo de rede neutra é algo que "em tese, funciona", uma vez que o retorno sobre o investimento pode ser maior do que se a empresa construísse a rede apenas para si. Como exemplo, cita que as torres de celular eram ativos próprios, e com o tempo se foi criando um mercado de tower companies que atualmente é mais sólido. 

"As empresas de torre desbravaram [o mercado], e você vê liquidez muito maior de private equity com instituições financeiras para rede neutra do que para varejo", declarou ele durante live promovida pelo portal Tele.Síntese nesta segunda-feira, 17. E o Capex para isso acaba assumindo menos riscos. "O fixed income é uma renda mais segura, o dinheiro que financia esse investimento tem taxa de juros mais baixa", diz.

Notícias relacionadas

A conta é que o custo do real por megabit em uma rede neutra é menor quando se compartilha a infraestrutura. Quanto maior o uso, menor fica esse custo. Em uma rede totalmente a serviço da operadora, esse valor tende a ser mais alto. O diretor da Oi diz que o comportamento do mercado é um "reconhecimento de que faz sentido isso". A operadora espera também contar com o tamanho de sua infraestrutura conte como diferencial para a concorrência com outras grandes teles, como Vivo e TIM.

Demanda

Mesmo levando em consideração a separação da InfraCo, a Oi deverá continuar a acelerar a implantação de fibra até a residência (FTTH), mas de olho no core da rede. A empresa vai também considerar o aumento da demanda ocorrida com a pandemia do coronavírus, que não deverá diminuir.

"Toda a rede de transporte tem que ser pensada [com antecedência de] dois ou três anos de demanda, mas a gente queimou a largada em uns dois anos", afirmou Takayanagi,  "A gente precisa pensar em um crescimento da demanda pelo core."

Wirelink

O provedor regional de atacado, Wirelink, também tem estratégia de redes neutras. Para o CEO da empresa, Adriano Marques, a Oi não é um "concorrente maligno" com a estratégia da InfraCo. Mas afirma que será preciso parcerias para continuar crescendo. "Nossa capacidade de investimento não é a mesma da Oi, mas estamos buscando fundos de investimento para aumentar isso", afirmou o executivo durante o mesmo debate online. Marques diz que já está fazendo algumas operações locais no Nordeste, mas que a atração de investidores é um dos pilares para 2021 e 2022. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!