MEC dá início a programa que leva 4G para universitários

Prédio do Ministério da Educação. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O programa do Ministério da Educação de disponibilização de acesso à rede 4G para 400 mil alunos de universidades e institutos federais em vulnerabilidade social será enfim iniciado, após cinco meses do início do período de isolamento durante a pandemia do coronavírus. Segundo informou o governo nesta segunda-feira, 17, há expectativa de que esse número chegue a 797 municípios, além de 900 mil alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. A medida, anunciada há um mês, tem objetivo de promover o ensino a distância.

As operadoras que venceram a licitação são a Claro, Oi e Algar Telecom. As empresas darão bônus de dados móveis gerenciados pelas instituições de ensino. São pacotes de 10 GB a 40 GB de franquia e com validade de 90 dias. Há a possibilidade de fornecimento por chip pré-pago, mas com franquia de 5 GB a 40 GB e validade de 30 dias. 

A RNP será a responsável pela licitação da contratação dos serviços das operadoras móveis. As empresas vencedoras serão contratadas pela entidade e alocarão os bônus diretamente aos planos de dados dos alunos vulneráveis. À entidade, caberá também a coordenação da gestão dos créditos entre instituições de ensino federais e as empresas, com o acompanhamento do MEC.

Notícias relacionadas

Durante coletiva de imprensa, o ministro Milton Ribeiro afirmou que a demora para implantar a medida – já no quinto mês de pandemia – se deve à "burocracia interna" do Estado. A solução adotada, afirma o ministro da Educação, "demonstra a viabilidade para um modelo de inclusão nos domicílios de alunos e professores em banda larga fixa e móvel a partir de 2021". (Com informações da Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!