TIM implanta agregação de portadoras em todos os sites em São Paulo

Foto: Picjumbo.com

A TIM concluiu a ativação de todos os sites 4G na cidade de São Paulo com agregação de duas portadoras. Segundo a operadora comunicou nesta quinta-feira, 17, a finalização do projeto "full dual layer LTE" combinou as frequências de 2,5 GHz e a de 1,8 GHz, anteriormente dedicada ao GSM (2G) e com capacidade liberada por meio de refarming. Com isso, todas as antenas da operadora na capital paulista poderão suportar o LTE-Advanced, além de conseguir uma melhor cobertura indoor com a utilização da faixa mais baixa.

A operadora diz que o projeto procurou duplicar o número de equipamentos 4G na cidade. E como resultado, conseguiu aumento "em mais de duas vezes" no tráfego e em número de usuários conectados na rede. Em comunicado, o diretor de tecnologia da TIM, Leonardo Capdeville, ressaltou que a estratégia da empresa é de não apenas investir na quantidade de cidades cobertas, mas também de investir projetos como refarming e a agregação de portadoras para aumentar a capacidade.

Segundo a TIM, há ainda a expectativa de poder adicionar a faixa de 700 MHz na medida em que ela for sendo liberada na região Sudeste. Com isso, os planos são de adicionar três portadoras simultâneas onde as frequências estiverem disponíveis.

Notícias relacionadas

O projeto "full dual layer" também está sendo aplicado em outras capitais e cidades do País, mas a companhia não informou as localidades. No Estado de São Paulo, além da capital, até o final do ano serão contempladas mais 20 cidades, incluindo Guarulhos, Santo André e São Bernardo.

1 COMENTÁRIO

  1. Acredito que aqui em Uberlândia – MG a TIM já esteja utilizando este recurso. Além da qualidade do 4G estar visivelmente melhor, já contamos com VoLTE e a velocidade do 4G está batendo nos 65M (fora do horário de pico). Muito bom… parabéns a TIM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!