Como parte dos recentes esforços de promover a Internet das Coisas no agronegócio, a TIM anunciou nesta sexta, 17, iniciativa em busca de startups com soluções inovadoras na tecnologia. Chamado de "Desafio 4G TIM no Campo", o tema é "Conectividade para eficiência no controle de pragas, doenças e plantas daninhas na agricultura".
Os projetos deverão funcionar na rede 4G na faixa de 700 MHz da operadora, ou por meio da conexão NB-IoT. A TIM busca soluções para melhorar eficiência e sustentabilidade no processo de controle de pragas, doenças e plantas daninhas, com ênfase nas culturas de algodão, milho, soja e cana-de-açúcar.
Realizado em parceria o hub de inovação de agronegócio AgTech Garage, o desafio oferece a empreendedores oportunidade de trabalho com "grandes empresas do setor, validando suas soluções e realizando provas de conceito das ferramentas". As escolhidas terão "potencial de se tornarem parcerias" da tele em soluções de agronegócio.
"Nossa parceria com a AgTech Garage vai nos permitir auxiliar na maturação dessas soluções, que podem vir a fazer parte do nosso portfólio de serviços", declara em comunicado o Head de Marketing Corporativo & IoT da TIM Brasil, Alexandre Dal Forno. Juntas, as duas empresas planejam "conectar os empreendedores com diversos parceiros que vão auxiliar no desenvolvimento das ferramentas, com o objetivo de construir parcerias relevantes e duradouras (modelo de revenue-share) das startups com a operadora".
Seleção
As startups têm até o dia 11 de agosto para se inscrever no site da iniciativa com os projetos relacionados a "soluções como sistemas de precisão para eficiência de aplicação e redução da sobreposição na pulverização de defensivos; de eficiência operacional e minimização de custos para controle de pragas, doenças e plantas daninhas; controle de pragas com soluções alternativas ao uso de defensivos agrícolas; e controle da deriva em aplicação aérea".
Os projetos, que precisam ter potencial de solução e sinergias com a iniciativa "4G TIM no Campo", serão selecionados entre os dias 19 e 31 de agosto, e no dia 2 de setembro será realizada a rodada de apresentações (pitch) para um painel de jurados composto pela TIM, AgTech Garage e parceiros. Após a seletiva, haverá o planejamento da prova de conceito da solução, que será aplicada em um parceiro da tele a ser definido, "respeitando as limitações impostas pela pandemia".