Pirataria de conteúdo e serviços – há solução para esse problema global?

Tim Pearson, diretor sênior de marketing de produto da NAGRA

O cenário de conteúdo de hoje é diferente de qualquer outro já visto antes. Os consumidores buscam referências de conteúdo por mídias sociais e influenciadores, em um ritmo alucinante. Essa busca voraz pelo o quê assistir muda a dinâmica da indústria: de relacionamentos de longo prazo com operadoras de TV paga a relacionamentos de curto prazo cada vez mais frequentes com provedores de conteúdo, como os novos Disney + e HBO Max, ao lado de seus concorrentes tradicionais Netflix, Amazon Prime. Para vários segmentos de consumidores no mercado, se o conteúdo desejado não estiver mais disponível como parte da assinatura atual, eles encerram o contrato e fazem uma nova assinatura com quem possa oferecer o conteúdo que querem. Isso tornou os consumidores muito mais transitórios, à medida que buscam o conteúdo mais recente.

Falar em consumidores que assinam uma infinidade de serviços também não traduz bem a realidade. Recentemente, o Trade Desk informou que os consumidores nos EUA e no Reino Unido estão dispostos a pagar apenas US$20 / £20 por mês por todas as suas assinaturas. Dentre estes, 33% do grupo do Reino Unido disseram preferir £10 por mês. Deixando de lado os modelos de monetização – com a publicidade direcionada -, o que se verifica é uma visão crescente de que o conteúdo "deve ser gratuito", desencadeando a busca por meios ilícitos de acesso ao conteúdo favorito.

Diante dessa realidade, estaria a indústria condenada? Ou existem meios para travar esse combate e neutralizar os piratas?

Notícias relacionadas

Já há algum tempo, a exemplo da NAGRA, fornecedores oferecem soluções antipirataria abrangentes, projetadas para conter o uso ilícito de conteúdo. Com os recentes avanços na AI/ML, essas ferramentas podem oferecer um nível abrangente de proteção para operadoras de TV paga e proprietários de conteúdo que procuram proteger-se contra vazamentos. Quando combinada com marcas d'água e tecnologias de ponta, como bloqueio de IP, a solução se torna ainda mais atraente, com resultados impressionantes.

No entanto, há um grupo de piratas que precisa de uma abordagem muito mais tática. Esse grupo possui ferramentas e tecnologias sofisticadas e aborda a pirataria mais como crime organizado do que  consumidores que desejam ter acesso pontual ao último episódio de Game of Thrones. Para este grupo, é necessária uma ação muito mais colaborativa e estratégica.

Essa abordagem reúne serviços antipirataria a investigações abrangentes entre setores e inteligência jurídica, para identificar a profundidade e a amplitude do problema de pirataria juntamente com sua distribuição geográfica – já que a pirataria de conteúdo e serviço não reconhece fronteiras internacionais. 

Essa colaboração em todo o setor é essencial para enfrentar alguns dos maiores desafios de pirataria da atualidade. Coalizões que compartilham insights, inteligência e conhecimento jurídico para criação de dossiês de evidências que permitam à polícia agir também são indispensáveis.

A pirataria de conteúdo e serviço continuará sendo um grande problema para os players da indústria. E as tendências atuais sugerem que isso foi intensificado ainda mais pelo recente surto de COVID-19. Portanto, é através da colaboração contínua da indústria e do aumento do alinhamento dos órgãos reguladores em todo o mundo que a distribuição ilegal de conteúdo pode ser combatida. 

As empresas de radiodifusão, operadoras e provedores de conteúdo devem garantir uma estratégia antipirataria abrangente, que lhes permita proteger o valor de seu produto, mas também contribuir para o entendimento do setor sobre o problema da pirataria, promovendo ações colaborativas para que o crime organizado de serviços de pirataria possa ser efetivamente desligado a longo prazo.

*Sobre o Autor: Tim Pearson é diretor sênior de marketing de produto da NAGRA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!