AMX projeta 1,5 milhão de homes-passed com fibra no Brasil em 2019

Agora unificada na marca Claro, a unidade de serviços fixos das operações da América Móvil no Brasil deve encerrar 2019 com 1,5 milhão de novas residências cobertas com o serviço de fibra ótica até o usuário (FTTH). As informações foram divulgadas durante teleconferência de resultados da companhia mexicana, realizada na manhã desta quarta-feira, 17.

Trata-se de uma clara indicação de que a fibra deverá capitanear a estratégia da empresa no País daqui para frente. Segundo dados da Anatel referentes a maio, dos 9,5 milhões de acessos de banda larga fixa que o grupo mexicano conta no Brasil, 9,244 milhões são por cabo – ou seja, 97,3% do total. A fibra responde por apenas 148 mil contratos.

"Nós sabemos que todos os nossos competidores estão apostando em fibra também, mas temos a infraestrutura certa", declarou o diretor de operações fixas da América Móvil, Oscar Von Hauske – que também destacou a competição acirrada pela atuação de "pequenos players que têm crescido rapidamente em áreas onde não temos rede". Em abril, a América Móvil afirmou cogitar parcerias com os ISPs na banda laga fixa.

Notícias relacionadas

Durante a teleconferência, foi destacado o crescimento de quase 15% na receita de banda larga entre abril e junho e o market share entre conexões acima de 34 Mbps, segmento no qual a empresa soma 5,3 milhões de acessos. Ainda assim, para o CEO da América Móvil, Daniel Hajj, o investimento em banda larga "ainda está um pouco abaixo do budget". A expectativa do executivo é que o cenário mude ainda em 2019. "Vamos fazer cerca de 1,5 milhão de residências cobertas com fibra neste ano", completou.

Hajj também comentou sobre a operação de TV paga no Brasil. "Ela está perdendo um pouco de assinantes e o ARPU está reduzindo por causa da competição, mas isso está acontecendo em todo o mundo. As pessoas querem menos canais e mais banda larga, Netflix e outros serviços de streaming, então está reduzindo nosso ARPU, mas podemos sustentar isso no ano que vem". No caso da telefonia fixa, a expectativa é de estabilidade nas receitas para os próximos meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!