O secretário de telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), André Borges, afirmou nesta terça-feira (7), durante o encontro Tele. Síntese, que um grupo de trabalho já foi constituído para estudar a possibilidade de lançar o segundo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC 2). O foco dos estudos será um plano de negócios, visando atrair investimentos
Borges argumentou que é preciso avaliar que "o Brasil sempre vai necessitar de conexão em locais remotos, onde não há condições de construção de uma rede terrestre". O secretário também afirmou que o grupo conta com a participação de representantes do Ministério da Defesa, Casa Civil, Telebras, além do MCTIC.
Por outro lado, Borges também afirmou que Telebrás e Viasat trabalham a todo vapor para implementar o programa Internet Para Todos nos quase 5 mil municípios que estão inscritos no programa. O sinal verde veio após a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, derrubar a liminar que impedia a implantação do programa.
"A fila é grande, mas as empresas estão preparadas para instalar os equipamentos de acordo com a demanda das prefeituras. Se por um lado, a paralisação foi ruim, por outro, fizemos um planejamento e hoje estamos preparados para instalar os equipamentos rapidamente", comentou.