Fábrica da Nokia em Manaus será mantida pela Microsoft

Ainda não se sabe quantas (ou se haverá) demissões no Brasil após o anúncio de cortes divulgado pela Microsoft nesta quinta, 17. O que se sabe é que a fábrica da Nokia em Manaus continuará ativa e receberá mais trabalho. De acordo com a carta aberta do vice-presidente da divisão de dispositivos da Microsoft e ex-presidente da fabricante finlandesa, Stephen Elop, a planta brasileira ficará responsável, junto com a fábrica de Reynosa, no México, por agregar a produção de dispositivos e "operações de reparo" com o fechamento gradual da unidade húngara de Komáron.

Notícias relacionadas
Procurada por este noticiário, a Microsoft nos Estados Unidos ainda não esclareceu até as 17h desta quinta-feira se a fábrica brasileira ainda terá produção de dispositivos móveis para abastecer ao menos o mercado local. Vale lembrar que a unidade em Manaus (incorporada com a aquisição da Nokia Devices) produzia diversos smartphones para o mercado nacional, beneficiando-se da desoneração com a Lei do Bem. Entre os modelos, feature phones e smartphones, como os Lumia 820 e 620, além dos novos modelos da série Lumia anunciados em maio, o 630, 635 e 930 – este último com lançamento previsto para o terceiro trimestre ainda.

Fábricas internacionais

A concentração de produção de celulares ficará em Hanoi, no Vietnã, com "alguma produção" desses aparelhos ainda nas fábricas chinesas de Pequim e Dogguan. Em 2012, Elop já havia determinado que as plantas asiáticas ficassem responsáveis pela produção de smartphones. Esse movimento também resultou na época na demissão de 4 mil pessoas no México, Hungria e Finlândia.

Por outro lado, a engenharia também sofrerá mudanças, realocando tudo para a Finlândia. Todo o desenvolvimento para futuros Lumia high-end será concentrado no escritório de Salo, enquanto os dispositivos de entrada serão trabalhados em Tampere. Por outro lado, a unidade de Oulu, também finlandesa, será fechada.

"Embora planejemos reduzir a engenharia em Pequim e San Diego, ambos os sites continuarão a ter papéis de apoio, incluindo (a produção de) dispositivos mais baratos em Pequim e suporte a requerimentos específicos dos EUA em San Diego", afirma Elop. O desenvolvimento de software e aplicativos em geral não sofrerá mudanças, permanecendo nas cidades suecas de Espoo e Lund.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!