Brasileiro ainda não dá importância para conectividade em carros, indica pesquisa

A conectividade em carros é aguardada por motoristas no mundo inteiro, mas no Brasil ainda não é o motivo principal considerado na hora de adquirir um veículo novo, de acordo um estudo da Telefónica divulgado nesta quinta-feira, 17. Apesar disso, o brasileiro é maleável e considera diferentes opções na hora de pagar pelo serviço. A pesquisa foi realizada pela YouGov a pedido da companhia espanhola com 5.012 adultos da Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido entre os dias 13 e 20 de janeiro deste ano.

Notícias relacionadas
Segundo o levantamento, o brasileiro ainda não dá tanta importância à conectividade em carros na hora da compra. O relatório diz que a marca do veículo é o motivo mais importante para 27% dos entrevistados, seguido de economia de combustível (24%) e aparência geral (22%). A capacidade de conexão com um smartphone é importante para 14%, enquanto a conectividade integrada é o recurso apontado por 13%.

De acordo com a pesquisa, 39% dos entrevistados brasileiros preferem pagar de uma vez só por esses serviços com o custo incluído no preço do próprio veículo. Além disso, 55% gostariam de ter a conectividade básica (o acesso à rede móvel) com opção de escolha de serviços adicionais. O pagamento apenas por serviços utilizados foi mencionado por 56% dos entrevistados.

Como demonstra já outras pesquisas relacionadas a dispositivos móveis, 47% dos motoristas brasileiros estão dispostos a compartilhar informações sobre hábitos e locais de condução em troca de redução nos custos de seguro de carro.

Mundo

Esse mercado deverá ter uma forte expansão nos próximos seis anos, segundo a Telefónica. A empresa prevê que o número de carros conectados sairá dos atuais 10% para 90% em 2020. Naturalmente, isso levará a um maior consumo da rede: o levantamento cita uma análise da empresa de pesquisas de tecnologia iGR, que prevê que o uso de dados em redes móveis gerados por carros conectados crescerá 188% até 2019.

Quando perguntados quais recursos mais importantes, 73% dos motoristas responderam segurança e diagnóstico. Além disso, 60% gostariam de poder usar o smartphone ou tablet para verificar o carro antes de pegar a estrada, por exemplo.

Assim, 61% acham que a conectividade permite mais controle para entender quando há algum problema no carro, e quase a metade (44%) acredita que a tecnologia permitiria dar maior precisão para conferir o orçamento fornecido em oficinas mecânicas em caso de reparo. Por isso, 69% acreditam que poderiam executar um diagnóstico do carro com a mesma facilidade de usar um telefone ou tablet.

O recurso também poderia ser empregado para analisar o comportamento do motorista. Mais de 40% consideram que as apólices de seguro baseadas no uso são um recurso desejável em um carro conectado.

A forma como usar essa tecnologia deverá seguir o padrão atual exibido pelas soluções da Apple (CarPlay) e do Google (Android Auto), com telas sensíveis ao toque no veículo. Mais de 60% afirmam preferir acessar os serviços conectados por meio de um painel de instrumentos.

No entanto, há ainda um longo caminho para que esse recurso seja considerado essencial. Para 40% dos entrevistados dos cinco países, a tecnologia de conectividade, uma vez difundida, será indispensável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!