Problemas de gestão. Mas qual gestão?

Confira abaixo o editorial da revista TELETIME 123, do mês de julho, que já está em circulação. O texto foi escrito antes da conclusão da primeira parte do plano de reestruturação anunciada pela Telefônica nesta sexta, 17:

"Há cerca de um mês, a Anatel determinou a suspensão das vendas do serviço de acesso banda larga Speedy, da Telefônica. Foi a mais drástica medida contra uma operadora de telecomunicações de que se tem notícia desde a intervenção na CRT, ainda no final dos anos 90. O episódio, marcante não apenas pelo aspecto simbólico do ponto de vista regulatório, é ainda mais significativo do ponto de vista operacional. Pela primeira vez desde a privatização do Sistema Telebrás, uma concessionária de serviços públicos de telecomunicações, com alta capacidade de investimento e notória experiência operacional, falha de maneira retumbante ao atender a uma demanda de mercado.
Desde a primeira grande pane na rede da Telefônica, em 2 de julho de 2008, que deixou 2 milhões de pessoas, repartições públicas e empresas sem acesso à Internet por 72 horas no Estado de São Paulo, um ano se passou.

Notícias relacionadas
Depois disso, foram mais quatro grandes panes no serviço de acesso à Internet e uma que comprometeu o serviço de voz.
Exatamente um ano atrás, TELETIME trazia reportagem de capa sobre o problema na rede da Telefônica, ouvindo especialistas e apontando possíveis causas. Na explicação oficial dada pela empresa naquela ocasião, o presidente da Telefônica, Antônio Valente, ainda sem muita clareza do que havia acontecido, descartava a hipótese de que o apagão tivesse se dado por falta de manutenção ou de investimentos na infraestrutura para abarcar o crescimento explosivo da banda larga no País. "A rede está preparada para o crescimento", enfatizava o executivo.
Hoje, um ano depois e sem resolver o problema, a Telefônica assumiu publicamente a responsabilidade pelas sucessivas falhas e segue dizendo que o problema não é falta de investimento ou manutenção, mas agora atribui o problema justamente à grande expansão da rede de banda larga. "O mercado de telecomunicações do Estado de São Paulo, em particular o de banda larga, é caracterizado por aumentos expressivos na quantidade de usuários, na intensidade de uso dos serviços, na complexidade da operação necessária para suportar esses serviços, e no volume de atividades destinadas justamente à expansão e modernização da rede", contextualizou a companhia, chamando a atenção para sua expressiva expansão na base de usuários e na cobertura, a mudança de padrão de uso dos clientes e as seguidas intervenções na rede. Tudo isso, disse a tele, contribuiu para que a situação chegasse onde chegou. Em outra ocasião, a Telefônica reconheceu que seus servidores DNS têm capacidade inferior à demanda. Depois, se descobriu, pelos processos administrativos abertos na Anatel, que a empresa permitiu que seus fornecedores utilizassem equipamentos não homologados pela agência. Por fim, a empresa anunciou um plano para resolver os problemas em 180 dias. O plano inclui a revisão de procedimentos e realocação de investimentos.
Executivos da matriz da Telefônica que estiveram no Brasil no final de junho disseram ao TELETIME News que acreditavam que esses problemas se devem à gestão local, já que a Telefônica no Brasil era a única, dentro de um modelo administrativo adotado pela tele espanhola em vários outros países, que estava dando problema.
Fica no ar a impressão de que há um problema mais grave por trás dessa questão.
Há um ano, a empresa se dizia preparada para o crescimento, apesar da pane. Um ano depois, as panes continuaram e a empresa atribuiu o fato ao crescimento do mercado de banda larga.
É estranho que uma empresa do porte da Telefônica, com sua importância social e econômica e com a quantidade de bons profissionais que tem, não tenha se planejado para o crescimento do mercado de banda larga, não tenha detectado o impacto do YouTube e outros serviços altamente populares no padrão de uso da Internet, ou tenha se prejudicado tanto em função das intervenções para a portabilidade (o que não aconteceu em outras operadoras). Parece que os executivos da matriz espanhola fazem um diagnóstico simplista. A Telefônica no Brasil tem um tamanho, um peso e uma complexidade de operação diferentes da Telefônica no Peru, por exemplo.
E por isso mesmo precisa ter muito mais agilidade e autonomia do que esses outros mercados. Mas não é o que acontece. Há muitos anos se escuta aqui e ali, de diferentes funcionários e executivos da empresa, que tudo precisa passar pela Espanha e que as decisões no Brasil são lentas e complicadas. É mais provável que o tal problema de gestão da Telefônica esteja aí".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!