Acordo de credores da WorldCom não ajuda Embratel

Analistas do mercado de ações têm admitido a falta de confiabilidade em qualquer prognóstico a respeito de Embratel. Dificuldade que, aliás, se expressa na altíssima volatilidade de seu principal papel na bolsa (EBTB4), que chegou a apresentar uma alta de 9% e fechou com queda de 0,64%, em R$1,55, nesta quarta, 17.
Do lado externo, a notícia era boa: cerca de 25 bancos credores da WorldCom estavam prestes a fechar um acordo com a empresa a respeito de parte da sua dívida. E isso poderia dar um horizonte para o futuro do controle da companhia, nos Estados Unidos e, no Brasil, na Embratel. A falência, porém, não pode ser descartada porque há muitas questões legais como, por exemplo, a disputa de prioridade entre bancos credores e portadores de títulos da empresa.
No front interno, a situação continua negativa. Apesar das declarações do ministro das comunicações, Juarez Quadros, de que a Embratel não vai quebrar em seis meses com as atuais regras (e preços) de interconexão, é sabido que a simples manutenção do status quo impede que a companhia cresça.

Notícias relacionadas
Este ano, a cotação de Embratel já caiu 84,24%, rebaixando seu valor de mercado para R$ 521 milhões. ?Está realmente barato?, comentou um analista ouvido por TELETIME News. ?Mas nada garante que as ações se transformem em pó, mesmo com sua infra-estrutura e a presença forte no mercado brasileiro, apregoadas pelo ministro?.
A próxima data de nervosismo da Embratel já está marcada: 23 de julho, terça-feira, quando serão apresentados os seus prejuízos referentes ao segundo trimestre de 2002.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!