Reforma tributária: governo institui piloto para implementação da CBS

(crédito: Freepik)

A Secretaria Especial da Receita Federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, publicou nesta terça-feira, 17, uma portaria instituindo um Piloto da Reforma Tributária do Consumo referente à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

O objetivo da iniciativa é assegurar a implementação do novo imposto federal, de forma eficiente e colaborativa. A CBS é um dos principais aspectos da reforma tributária do consumo aprovada em 2023; ao lado do Imposto sobre Bens de Serviços (IBS), ele substituirá uma série de impostos como o ICMS, ISS, Pis, Cofins e IPI.

No piloto, um dos objetivos é possibilitar a realização de testes e validação de soluções tecnológicas para recolhimento da CBS, cuja gestão será federal. Também há intenção de estimular a adequação por parte dos contribuintes e de diferentes setores econômicos.

Notícias relacionadas

Participação de empresas

Pela portaria, poderão participar do piloto empresas que já tenham firmado termo de colaboração com a Receita Federal (como as participantes do Projeto Confia ou as envolvidas nas homologações do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED), além de empresas indicadas pelo Comitê Gestor da CBS e por entidades representativas, especialmente das fornecedoras de software.

"O Piloto RTC – CBS terá caráter não vinculante, não oneroso e exclusivamente colaborativo, não gerando qualquer direito ou vantagem, obrigação tributária ou expectativa de tratamento diferenciado relativos às pessoas jurídicas participantes", aponta a portaria publicada nesta terça.

Vale lembrar que, pela regulamentação da reforma tributária aprovada em 2024, o setor de telecom foi incluído entre os que terão cashback (devolução) de 100% da nova CBS para as famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!