GTLDs têm potencial para marcas, mas desconhecimento é barreira

Uma nova pesquisa global da ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) revela que para 52% dos líderes de marketing, os domínios de topo genéricos (gTLDs) têm um grande potencial para melhorar a presença online das marcas. Tratam-se dos três ou mais caracteres que vêm depois do ponto em um URL, como .shop ou .charity. 

No entanto, o estudo, que ouviu mais de 2 mil profissionais em oito países (incluindo o Brasil), aponta uma lacuna de conhecimento significativa, com 32% dos entrevistados ainda não familiarizados com os gTLDs.

Essa pesquisa antecede a próxima janela de solicitação de novos gTLDs, o Programa para Novos gTLDs: Próxima Rodada, que será aberta em abril de 2026. Após entenderem o conceito de gTLD, 92% dos líderes de marketing reconheceram benefícios como maior diferenciação da marca, confiança do cliente, controle sobre a presença online e melhor SEO (otimização para motores de busca).

Notícias relacionadas

Por outro lado, as principais barreiras para a solicitação de um gTLD são custos (31%), falta de conhecimento (27%) e recursos insuficientes (24%). A pesquisa também mostrou variações regionais, com profissionais na Nigéria e Índia mais otimistas sobre o potencial dos gTLDs.

A ICANN está desenvolvendo recursos e um Programa de Apoio ao Solicitante para ajudar as organizações a entenderem e aproveitarem a oportunidade de de novos domínios na Internet. Já o relatório na íntegra, "Oportunidades geradas por gTLDs para marcas" pode ser acessado aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!