Uma nova pesquisa global da ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) revela que para 52% dos líderes de marketing, os domínios de topo genéricos (gTLDs) têm um grande potencial para melhorar a presença online das marcas. Tratam-se dos três ou mais caracteres que vêm depois do ponto em um URL, como .shop ou .charity.
No entanto, o estudo, que ouviu mais de 2 mil profissionais em oito países (incluindo o Brasil), aponta uma lacuna de conhecimento significativa, com 32% dos entrevistados ainda não familiarizados com os gTLDs.
Essa pesquisa antecede a próxima janela de solicitação de novos gTLDs, o Programa para Novos gTLDs: Próxima Rodada, que será aberta em abril de 2026. Após entenderem o conceito de gTLD, 92% dos líderes de marketing reconheceram benefícios como maior diferenciação da marca, confiança do cliente, controle sobre a presença online e melhor SEO (otimização para motores de busca).
Por outro lado, as principais barreiras para a solicitação de um gTLD são custos (31%), falta de conhecimento (27%) e recursos insuficientes (24%). A pesquisa também mostrou variações regionais, com profissionais na Nigéria e Índia mais otimistas sobre o potencial dos gTLDs.
A ICANN está desenvolvendo recursos e um Programa de Apoio ao Solicitante para ajudar as organizações a entenderem e aproveitarem a oportunidade de de novos domínios na Internet. Já o relatório na íntegra, "Oportunidades geradas por gTLDs para marcas" pode ser acessado aqui.