Classificado pela Vodafone como primeiro projeto de Open RAN comercial da Europa, a implantação de 2,5 mil estações com o padrão aberto e desagregado pela operadora no Reino Unido terá Dell, NEC e Samsung entre os principais fornecedores.
Detalhes sobre os vendors foram revelados nesta semana pela empresa britânica, que também contará com auxílio da fornecedora de software Wind River e da Capgemini Engineering e Keysight Technologies nas partes de interoperabilidade e testagem, na ordem.
A partir deste ano, os fornecedores trabalharão com a Vodafone para estender a cobertura 4G e 5G em localidades rurais no sudoeste da Inglaterra e no País de Gales, atingindo áreas urbanas em fase posterior.
A Vodafone também está trabalhando com Open RAN em outros países da Europa e da África, além de ser entusiasta do modelo ao lado de outras grandes empresas do velho continente.
Tendência
Em comunicado, a NEC comemorou o acordo e afirmou que o Open RAN é essencial para aumentar a diversidade da cadeia de suprimentos em telecom.
A empresa será responsável pelo fornecimento de suas unidades rádio massive MIMO 5G, compatíveis com o split 7-2x do O-RAN Alliance. Segundo a NEC, a experiência da empresa na implantação comercial no Japão ao lado da Rakuten será útil ao projeto.
Já a Samsung também fornecerá rádios compatíveis (em banda baixa e banda média, inclusive com massive Mimo) e soluções comerciais de vRAN. As implantações iniciais vão ocorrer com ajuda de servidores edge da Dell, que rodarão o software de conteinerização da Wind River.