Open RAN não deverá ser obrigação, afirma Baigorri

Conselheiro da Anatel, Carlos Baigorri

O objetivo da Anatel com o Open RAN não é o de incluir a tecnologia como obrigação, mas a de incentivar políticas públicas a partir de um interesse e fôlego do próprio mercado. Na opinião do conselheiro Carlos Baigorri, o que a agência deverá fazer é facilitar o que acredita ser um "alinhamento entre objetivos privados e públicos", conforme colocou ele em evento online do portal Convergência Digital nesta quinta-feira, 17. 

Baigorri afirma que a Anatel segue o princípio de neutralidade tecnológica, e que esse alinhamento de interesses ajuda nesse sentido. "Acho complicado a Anatel colocar meta de Open RAN, ou ter um selo de 'Open RAN compliance'. O que posso dizer é que, particularmente, e a área técnica parece estar [concordando], não vejo qualquer desalinhamento em termos de incentivos do governo e de empresas. Se todo mundo está indo na mesma direção, a gente tem que usar nosso papel de empurrar para chegar mais rápido."

Segundo o conselheiro, durante o processo de elaboração do edital do 5G, chegou a haver uma sugestão de inclusão de metas de Open RAN, embora ele não tenha dito de onde veio a proposta. "Eu disse que era cedo", afirmou.

Notícias relacionadas

Da mesma forma, Baigorri colocou que a tecnologia não deve ser uma oportunidade para se implantar tecnologia nacional, no sentido de se desenvolver soluções puramente brasileiras para o mercado interno. "Acho que há oportunidade da indústria nacional e empresas do Brasil aproveitarem padrões e interfaces para desenvolver soluções, mas não uma tecnologia nacional propriamente dita", opina. 

TED 

Um desses incentivos é o termo de execução descentralizada (TED) com a academia para realizar um relatório com base em dez estudos temáticos. A iniciativa foi anunciada na quarta-feira durante a segunda reunião do GT do Open RAN na Anatel. Carlos Baigorri esclarece que o acordo será com apenas uma universidade, mas que deverá envolver diversos setores e disciplinas da instituição. A ideia é justamente aproveitar o capital humano. 

"Como a gente não tem expectativa de [contratar] novos servidores, a ideia é pedir apoio à academia, com uma equipe de pesquisadores que vai estruturar isso", destacou. Ele afirma que o termo está em fase final de negociação, e que a expectativa é divulgar o projeto, com o nome da universidade escolhida, no começo de agosto. 

Mas não será o único projeto em parceria com a academia. A Anatel também planeja um segundo TED, mas com foco na segurança cibernética em um contexto mais geral, embora tenha elementos com intersecção com a tecnologia Open RAN. A Superintendência de Controle de Obrigações (SCO) será a responsável por conduzir o tema. 

"A gente está de novo pedindo apoio da academia, para podermos ter decisões mais fundamentadas. E vai haver essa parte comunicante com o Open RAN, o quanto melhora ou piora a segurança com a ampliação da área de contato", destacou o conselheiro. 

Autorregulação

Assim como já apontou a área técnica da agência na reunião do GT do Open RAN no dia anterior, Baigorri também se mostrou favorável a uma abordagem mínima da Anatel no caso do processo de certificações. "Não vejo qualquer razão de intervenção regulatória. É muito mais uma questão de fomentar, seja com pesquisa e desenvolvimento com recursos do Funttel, ou no processo de sandbox regulatório na parte da certificação", destaca. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!