O Departamento de Justiça dos Estados Unidos aprovou o prosseguimento do processo de fusão entre Nokia e Alcatel-Lucent (ALU), informaram as empresas nesta quarta-feira, 17. O fim do período de espera para a investigação antitruste foi, na verdade, adiantado, mas não é a única aprovação regulatória pendente. Segundo as fornecedoras, elas estão fazendo "bom progresso" com os processos nas jurisdições relevantes remanescentes, ressaltando que já conseguiram aprovação de autoridades no Brasil e na Sérvia.
No Brasil, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) também aprovou a fusão entre as empresas, sem restrições. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União nesta quarta, 17.
De qualquer forma, a fusão ainda precisa de aprovação dos próprios acionistas da Nokia, que deterá mais de 50% do capital social da ALU ao fim da oferta pública. A transação, avaliada em 15,6 bilhões de euros por meio de troca de ações, deverá ser finalizada, com todas as demais aprovações, no primeiro semestre de 2016.