Iniciativas de convergência devem colocar o usuário no centro

Se levar conteúdo a diversas plataformas já é uma atitude entendida como necessidade e praticada por todos os grupos de mídia, as iniciativas bem sucedidas serão aquelas que colocarem o usuário no centro. "O usuário está no centro porque ele é quem cria intimidade. Pensar no usuário garante retorno em audiência e publicidade", observa Pedro Rolla, diretor de mídia do Terra para a América Latina. O executivo participou na manhã desta quinta-feira, 17, de um painel sobre convergência de mídia no 11° Forum Brasil ? Mercado Internacional de Televisão, evento que a Converge Comunicações promoveu em São Paulo.
"A gente sabe que a TV aberta está mudando. Temos considerado como atingir o usuário em toda parte", explica Luiz Gleiser, diretor de núcleo da TV Globo. Ele mostrou exemplos de como a emissora tem feito isso na Internet, com episódios produzidos especificamente para a web de "Malhação" e de conteúdo estendido da novela "Passione", com monólogos gravados pelos atores para a plataforma online. A Globo também tem procurado ampliar a presença de seus conteúdos na mídia digital "out of home". Em São Paulo são 400 ônibus que transmitem conteúdo editado da TV Globo, por meio de uma parceria com a empresa Bus Mídia. Em breve, a emissora levará seu conteúdo também ao transporte público do Rio de Janeiro e de outras capitais.
Nesta tentativa de chegar ao usuário, a distribuidora mexicana Comarex também prepara o lançamento de um portal com conteúdo da TV Azteca para mexicanos que não vivem no país. O modelo de negócios será a assinatura.

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A convergência de mídias também gera oportunidades para a produção independente. A BeActive produziu "Castigo Final", projeto transmídia para o canal Oi, que tinha como produto principal a televisão. O formato já despertou o interesse de dois países. Hoje, a produtora está aberta ao desenvolvimento de conteúdo para marcas e negocia dois projetos com a MTV, segundo o diretor Aleksander Farias.

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