Pedido de vista joga votação do PL 29 para julho

Como já era esperado, um pedido de vista conjunta adiou a votação do PL 29/2007, que trata dos serviços de TV por assinatura e do mercado de audiovisual, que tinha deliberação prevista para esta quarta-feira, 17, na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC). Como existe um acordo na CDC para que o período de vista seja contado com base nas sessões da própria comissão – e não do Plenário da Casa, como é de costume -, o texto só deve voltar a ser apreciado na sessão prevista para 1º de julho, daqui a duas semanas. O prazo de vista regimental é de duas sessões. O pedido de mais tempo para análise foi puxado pelo deputado Celso Russomano (PP/SP), seguido pelos deputados Leandro Vilela (PMDB/GO) e Luiz Bittencourt ((PMDB/GO). A presidente da comissão, deputada Ana Arraes (PSB/PE) também solicitou vista em nome do parlamentar Vinícius Carvalho (PTdoB/RJ), que estava ausente.
O relator do PL 29, deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB/PB), fez questão de demonstrar que já esperava pelo adiamento temporário da votação. "Entendo o pedido de vista porque esse é um projeto extremamente complexo", afirmou, após destacar que a proposta tramita há 120 dias na CDC.
Prioridade

Notícias relacionadas
Mesmo com o adiamento, a comissão deu hoje alguns sinais de que pretende analisar com celeridade o projeto. Um deles foi a aprovação de um requerimento de análise em "prioridade" do projeto na pauta da CDC. O requerimento é de autoria do próprio relator e foi validado por todos os presentes. Com esta aprovação, no próximo encontro em que o PL 29 for incluído na pauta, o relator poderá solicitar a prioridade da proposta, que passaria à frente dos demais projetos em votação.
Outra decisão que economizará tempo foi a de considerar o relatório "como lido" mesmo sem que Rêgo Filho tenha, de fato, feito a leitura de seu último substitutivo. Assim, daqui há 15 dias, a votação poderá ser iniciada automaticamente, sem a necessidade de que o relator leia a proposta, o que costuma demandar um longo tempo de sessão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!