Anatel não impede revenda da BrOi

A suposta blindagem contra a venda da BrOi – resultante da compra da Brasil Telecom pela Oi – que a Anatel teria construído no novo PGO não é tão firme como o anunciado pelo conselheiro Pedro Jaime Ziller na semana passada. Em coletiva à imprensa realizada nesta terça-feira, 17, técnicos da Anatel admitiram que, pelas regras colocadas em consulta pública, não há pleno impedimento para que uma outra concessionária adquira a BrOi no futuro. A ressalva é que, nesta hipótese, uma das concessões deverá ser devolvida, pois o novo texto não permite a presença de uma mesma concessionária em mais de duas regiões do PGO.
O Superintendente de Serviços Privados, Jarbas Valente, ponderou que não é um processo tão simples a devolução de uma concessão, mas não negou que esta seja uma possibilidade legal ainda vigente apesar da reforma do PGO. Quando anunciou a aprovação da proposta de novo PGO que entrou nesta terça, 17, em consulta pública, o conselheiro Ziller chegou a dizer que era impossível a venda da BrOi pelas regras sugeridas. "A BrOi é invendável. A Telefônica e a Embratel não podem comprar o resultado dessas duas empresas", afirmou.
Além dessa possibilidade de aquisição, desde que seja devolvida uma concessão, os técnicos também entendem continuar sendo possível a compra de apenas um "pedaço" da BrOi, respeitada a regra de não se pode fatiar a região no processo de venda. Em outras palavras, mesmo constituída a BrOi, as concessões das região I (Oi) e II (BrT) podem ser negociadas separadamente com outra concessionária que venha a ter interesse na compra. É importante ressaltar que essas flexibilizações presentes no PGO proposto pela Anatel não eliminam os mecanismos que, em princípio, dificultam a dissociação da megatele, previstos no acordo de acionistas feito pela Oi com os demais participantes do controle.

Notícias relacionadas

Revenda total

Um outro aspecto reiterado nesta terça é a inclusão de uma exigência de que, se uma concessão for vendida, é necessária a alienação conjunta de todas as outras licenças detidas pela empresa, incluindo autorizações do SMP, SCM e qualquer outro serviço praticado pelo grupo. Segundo o gerente-geral de competição, José Gonçalves Neto, a medida tem como objetivo preservar o valor da concessão, impedindo que a empresa abandone os investimentos na operação do STFC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!