Provedores regionais têm oportunidades com 5G, rede neutra e interesse de investidores

Marcia Ogawa, head de TMT da Delloite

Os provedores regionais estão em uma tempestade perfeita. Além de liderar o mercado de banda larga fixa, sobretudo com fibra chegando até a residência (FTTH), terão a possibilidade de adentrar no segmento móvel com o leilão do 5G. Para todo esse apetite, há a oportunidade de utilizar a infraestrutura de grandes teles por meio das separações em novas empresas de rede neutra. Os investimentos, por sua vez, contam com o interesse de fundos internacionais.

Na visão da head de TMT da Delloite, Márcia Ogawa Matsubayashi, as prestadoras de pequeno porte (PPPs) também foram impulsionadas pela maior demanda de dados, tanto para o consumidor final (B2C) quanto para o corporativo (B2B), advinda da pandemia. 

Aí entram as empresas de rede neutra, como é o caso da FiBrasil, da Vivo, e da InfraCo, da Oi – além da TIM, que tem a FiberCo, mas no modelo de "rede aberta", uma vez que continua sendo veículo dando exclusividades para a operadora. "Essas grandes estão passando por mudança no modelo de negócios, e nisso surge também a possibilidade de colaboração com ISPs", declara Ogawa. 

Notícias relacionadas

No B2B, há um mercado à espera. Segundo estudo "Advancede Wireless Adoption by Enterprises", feito pela empresa com 56 grandes empresas brasileiras, há uma grande oportunidade para as PPPs. A média de investimentos do mercado nos próximos três anos em conectividade sem fio é de R$ 105 milhões. E há um interesse crescente nas tecnologias mais novas, como 5G e Wi-Fi. Confira no gráfico abaixo.

A preparação para a expansão da rede, seja pela fibra ou pelo 5G, demanda investimentos. Ogawa explica que o mercado passou por vários processos de consolidação, explicados pela alta liquidez dos mercados mundiais devido a programas de estímulos ao governo. A oferta pública de ações também é um passo, como está já acontecendo no setor de e-commerce e mesmo nas telecomunicações, com a Unifique. "Vemos o mercado com bastante otimismo de como investidores estão vendo o dinamismo."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!