Indústria lidera implementação de redes móveis privativas no mundo

Foto: jotoler/Pixabay

Existem hoje no mundo 311 redes privativas em 4G e 5G sendo testadas ou já implementadas. Elas estão distribuídas em 40 países, informa mapeamento feito pela GSA (Global Mobile Suppliers Association), em seu novo relatório.

A indústria é o setor com maior quantidade de redes privativas implementadas: 67. Há poucos meses, no começo do ano, eram 51, o que indica um crescimento rápido. Em seguida vêm os setores de mineração e portuário. Dentro da indústria merece destaque o segmento automotivo, que responde por 18 redes privativas móveis, segundo a GSA.

Também foram mapeados 38 fornecedores que têm atendido a demanda de corporações por implementações próprias. Por outro lado, as operadoras tradicionais também estão participando de projetos: 63 teles marcaram presença em 106 dos redes privativas listadas pela GSA.

Notícias relacionadas

Tecnologia

Do total de redes identificadas, 59% utilizavam a tecnologia LTE (4G), ao passo que outros 32% já haviam optado pelo 5G. Nos 9% restantes, a combinação dos dois padrões foi constatada pela GSA.

Entre as redes LTE, a projeção da entidade de fornecedores móveis é que 70% das redes privativas identificadas já suportam operações em ambiente real de produção. A expectativa é que outras tecnologias utilizadas em redes privativas (como Tetra, P25 ou DMR) percam mercado para serviços 4G e 5G nos próximos anos.

A GSA também apontou a prevalência de redes locais (LAN) sobre as de grande distância (WAN), indicando um caráter localizado em muitas implementações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!