Indústria lidera implementação de redes móveis privativas no mundo

Foto: jotoler/Pixabay

Existem hoje no mundo 311 redes privativas em 4G e 5G sendo testadas ou já implementadas. Elas estão distribuídas em 40 países, informa mapeamento feito pela GSA (Global Mobile Suppliers Association), em seu novo relatório.

A indústria é o setor com maior quantidade de redes privativas implementadas: 67. Há poucos meses, no começo do ano, eram 51, o que indica um crescimento rápido. Em seguida vêm os setores de mineração e portuário. Dentro da indústria merece destaque o segmento automotivo, que responde por 18 redes privativas móveis, segundo a GSA.

Também foram mapeados 38 fornecedores que têm atendido a demanda de corporações por implementações próprias. Por outro lado, as operadoras tradicionais também estão participando de projetos: 63 teles marcaram presença em 106 dos redes privativas listadas pela GSA.

Notícias relacionadas

Tecnologia

Do total de redes identificadas, 59% utilizavam a tecnologia LTE (4G), ao passo que outros 32% já haviam optado pelo 5G. Nos 9% restantes, a combinação dos dois padrões foi constatada pela GSA.

Entre as redes LTE, a projeção da entidade de fornecedores móveis é que 70% das redes privativas identificadas já suportam operações em ambiente real de produção. A expectativa é que outras tecnologias utilizadas em redes privativas (como Tetra, P25 ou DMR) percam mercado para serviços 4G e 5G nos próximos anos.

A GSA também apontou a prevalência de redes locais (LAN) sobre as de grande distância (WAN), indicando um caráter localizado em muitas implementações.

Deixe seu comentário