Anatel vê operadores de rede neutra buscando lotes nacionais no leilão do 5G

A possibilidade de que o leilão de 5G abra espaço para uma rede neutra móvel é cada vez mais considerada pela Anatel. O conselheiro Carlos Baigorri diz que o leilão tem atraído justamente empresas interessadas nesse novo modelo de negócios, sobretudo com fundos investidores internacionais por trás. E isso inclui não apenas a disputa pelos blocos regionais, mas também o bloco nacional.

"Eu não vejo tanta possibilidade de entrar um player de oferta final, como AT&T e Vodafone. Pelo menos não vi nenhuma movimentação. Mas de redes neutras, temos visto diversas [empresas mostrando interesse], tanto em lote regional quanto nacional", declarou o conselheiro durante evento online "Oportunidades para ISPs em 5G", organizado pelo TELETIME nesta segunda-feira, 17.

"Vai depender do apetite e condições de preços. Acho que os preços mínimos vão influenciar na viabilização de planos de negócios dos interessados", disse. Contudo, ele ressalta que não há garantias de que isso de fato aconteça: neste caso, uma segunda rodada fatiaria o bloco nacional de 80 MHz para as demais vencedoras do certame, totalizando assim os 100 MHz para três operadoras. 

Notícias relacionadas

Além dos blocos regionais, a presença de um operador de rede neutra móvel preencheria este espaço, construindo a infraestrutura e compartilhando com demais empresas, inclusive as prestadoras de pequeno porte (PPPs). Assim, busca-se eficiência e cria demanda por parte de players já estabelecidos. "Com compromissos de cobertura que trazem investimentos vultuosos nos próximos anos, certamente os proponentes vão buscar isso", coloca.

Baigorri coloca que o espectro é um ativo valioso, mas apenas quando está nas mãos do agente privado, e não com o Estado. Por isso mesmo, a Anatel procurou viabilizar a maior quantidade de frequências possível, enquanto abre espaço para novos players disputarem o certame. 

Uma das empresas que já manifestou interesse publicamente em participar do leilão do 5G como operadora neutra é a Highline. A companhia já está com projetos pilotos e busca interessados para definir se a estratégia será colocada em prática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!