Publicidade
Início Newsletter Operadoras de satélite assinam carta de apoio humanitário em situações de desastre

Operadoras de satélite assinam carta de apoio humanitário em situações de desastre

Vários empresas do setor de satélites assinaram nesta quinta-feira, 17, em Luxemburgo, acordo de contribuição com o Programa de Alimentos Mundial (WFP) das Nações Unidas em comprometimento de apoio a um programa global de ajuda em desastres. São os passos finais para a operacionalização da Carta de Conectividade Crítica, documento assinado em 2015 pela associação de operadores de satélite da Europa, Oriente Médio e África (ESOA), Fórum Global VSAT (GVF), a secretaria de coordenação de ajuda humanitária da ONU (OCHA) e o conglomerado de telecomunicações de emergência (ETC).

A carta foi assinada pelas operadoras Arabsat, Eutelsat, Global Eagle, Hispasat, Inmarsat, Intelsat, SES, Thuraya e Yahsat para ajudar a comunidade humanitária com acesso baseado em satélite onde as redes locais forem afetadas, destruídas ou sobrecarregadas nas áreas de desastres.

Os signatários agora se comprometem com equipamentos satelitais e capacidade para propósitos humanitários durante situações de emergência. Por meio da WFP, a ETC poderá acionar o programa, identificando soluções pré-planejadas e com disponibilidade imediada para qualquer região, entregando-as em 24 horas após a crise. Os membros ainda têm proporcionado treinamento e capacidade de construção para parceiros da WFP e da ETC para a instalação de equipamentos de satélite nos locais. Esses hardwares serão armazenados em depósitos localizados em três continentes com capacidade de banda pré-alocada e cobertura em todas as regiões do planeta.

Notícias relacionadas

O projeto é importante para situações como recentemente aconteceu em Porto Rico, após passagem de furacão Maria, que afetou não apenas a infraestrutura de telecomunicações local, mas também o fornecimento de energia na região. Pelo próprio perfil, utilizar soluções baseadas em conectividade de satélite rapidamente implantáveis como VoIP, Wi-Fi e acesso à Internet ajuda no restabelecimento das comunicações, contribuindo com apoio de operações humanitárias de logística, atendimento médico urgente, entrega de alimentos e coordenação de esforços.

Em comunicado, o presidente da Inmarsat Enterprise, Paul Gudonis, destacou que a operadora já tem proporcionado serviços para causas humanitárias. “Desde a convocação em 1979 pelas Nações Unidas para prover comunicações seguras para a marinha, temos continuado com nosso compromisso de salvar vidas por quase quatro décadas; forjando elos fortes com times de planejamento de emergência de governos e com o setor humanitário para ajudar a mobilizar as comunicações por satélite globais para a ajuda em desastres”, declara.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile