Ancine notificará Time Warner e AT&T

Em reunião no último dia 12, a diretoria da Ancine decidiu notificar as empresas Time Warner e AT&T, pela aquisição do controle unitário do grupo Warner pela AT&T. A informação foi antecipada por este noticiário e confirmada hoje pela Ancine. A decisão é embasada na nota técnica elaborada pela Superintendência de Análise de Mercado da agência, em resposta a solicitação do Cade sobre o Ato de Concentração. Na visão da agência, há indícios de infração, violando o Artigo 5º da Lei 12.485/2011, caso seja efetivada a aquisição da totalidade do controle da Time Warner pela AT&T, controladora da empacotadora Sky.

O artigo citado determina que o controle ou a titularidade de participação superior a 30% do capital total e votante de concessionárias e permissionárias de radiodifusão sonora e de sons e imagens e de produtoras e programadoras com sede no Brasil não poderá ser detido por prestadoras de serviços de telecomunicações de interesse coletivo.

As programadoras ligadas à Time Warner alegam que não têm sede nem exercem suas atividades no Brasil, onde seus canais são simplesmente distribuídos; por outro lado, a lei determina que, para prestar o serviço de programação, é preciso estar em conformidade com a legislação brasileira, o que inclui a sede e controle editorial local.

Notícias relacionadas

A nota técnica encaminhada ao Cade concluiu, também, que a aprovação no Brasil do Ato de Concentração entre a Time Warner e a AT&T e a consequente integração vertical entre dois dos principais grupos econômicos nos elos de programação e de empacotamento têm grande potencial de resultar em efeitos anticompetitivos no segmento brasileiro de TV por assinatura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!