Publicidade
Início Newsletter Afiliadas podem complicar ainda mais estratégia da Simba para vender sinais às...

Afiliadas podem complicar ainda mais estratégia da Simba para vender sinais às operadoras de TV paga

Foto: stock.tookapic.com/Pexels.com

Coma aproximação do desligamento da TV analógica em Goiânia e 28 cidades de seu entorno no próximo dia 31, uma nova variável deverá entrar na equação das negociações entre a Simba (joint venture entre SBT, Rede TV e Record) e as operadoras de TV paga para carregamento dos sinais das emissoras abertas: o peso das afiliadas locais. Até agora, nos dois desligamentos de sinais analógicos ocorridos, na região metropolitana de Brasília e São Paulo, apenas a Rede TV, na Capital Federal, operava por meio de afiliada. As demais emissoras eram próprias das três redes que compõem a Simba. Como não havia nenhuma informação sobre as consequências do corte dos sinais analógicos das emissoras, a afiliada da Rede TV em Brasília acatou a decisão de ter seu sinal tirado das operadoras.

Este noticiário apurou, contudo, que a coisa deve ser diferente em Goiânia, onde o SBT tem uma afiliada importante, a TV Serra Dourada, que atua em quase todo o estado de Goiás. As primeiras sinalizações são de que a emissora não pedirá às operadoras de TV paga para que o seu sinal seja suspenso. As notícias de queda de audiência após a suspensão dos sinais no cabo e no DTH também não ajudam a afiliada a concordar com a estratégia da Simba de suspender o sinal primeiro e negociar depois. A Lei do SeAC dá à geradora local a prerrogativa de dizer se o seu sinal pode ou não ser transmitido pelas empresas de TV paga, e por isso a palavra final é da afiliada, salvo em casos em que o contrato de afiliação prever algum outro tipo de ingerência da cabeça de rede. Mas estes contratos de afiliação normalmente são sigilosos e variam de caso a caso. No caso da TV Serra Dourada, o SBT dificilmente iria contra um pedido de seu parceiro local.

A questão das afiliadas tende a ganhar ainda mais peso quando o processo de desligamento for iniciado nas capitais do Nordeste e Sul do País, onde as emissoras da Simba não têm geradoras próprias.

Notícias relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. É…pelo que tudo indica, será “tudo como dantes, no quartel de Abrantes”. Tiveram todo tempo do mundo para tentar barganhar alguma coisa com o sinal digital. Perderam o “time” e o que é pior, utilizaram-se de uma estratégia que agora se comprova, foi a pior possível. O senário mudou de tal forma que, se antes a SIMBA acreditava merecer alguma coisa por seu canais, hoje, fica cada dia mais claro e óbvio que é quase um privilégio a elas, SBT, RECORD TV e REDE TV serem envelopadas e distribuídas no Line Up das operadoras.

  2. Parece entao que a unica beneficiada pela obrigacao de carregamento de SD e pela abertura para cobranca de HD que consta na regulamentacao do SeAC foi a Globo!

    • Nao moço, a globo e band recebem pelo pacote de canais fechados q repassam as operadoras esse canais foram infantis achando q seriam a santa ceia da tv fechada… Uma coisa eles estão certos uma anteninha pega eles e por isso as pessoas assinam tv fechada pra nao ter q aguentar a porcaria da programação q eles oferecem kkkkk Mas agora q criem conteudo e se ofereçam novamente com seus rabinhos entre as pernas, foi muito engraçado rsrsrsrs

  3. SINCERAMENTE, com o advento do NETFLIX, as TVs por assinatura estão com os dias contados, pois o bom jornalismo temos na TV aberta, para quem gosta de novelas, a mesma coisa; com pouca diferença é o esporte, mesmo assim a TV aberta disponibiliza.
    Portanto, convem assinar NETFLIX com um preço muito inferior ao preços das TVs por assinatura, certo que a NETFLIX oferece mais qualidade de imagem.

    • Para se assistir Netflix com otima qualidade, concordo, é preciso uma assinatura de banda larga boa $100/$130, logo se vc parar pra pensar o custo total para ver o tal é maior q um pacote com canais basicos, esportes, filmes, etc… Um pacote semelhante/superior a programação da NetFlix com os plus da tv por assinatura e com 2 pontos sai $89,90 hje sem a necessidade de custos extras para assistir tv.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile