MVNO britânica Ergo Mobile estuda entrar no Brasil em 2018

Lançada recentemente no mercado britânico, a operadora móvel virtual (MVNO) Ergo Mobile planeja entrar no mercado brasileiro em dois anos explorando o mesmo nicho que no Reino Unido: conectividade para Internet das Coisas (IoT), máquina-a-máquina (M2M) e pequenas e médias empresas. A Ergo pertence ao Grupo Ceres, que atua no Brasil com a fornecedora de soluções de telecomunicações ISPM e a companhia de smart cities e analytics para IoT, Tacira. "A gente tem alguns gaps de serviços de nicho para operadoras móveis; um deles que estamos explorando é o projeto de atendimento a PMEs, que não têm atendimento diferencial; e outro é ter planos específicos para transportes de dados de baixo e médio volume (para IoT)", confirmou a este noticiário o CFO da Tacira, Bruno Musa. No entanto, o executivo não divulga mais detalhes de quando exatamente isso aconteceria. "A gente acha que pode ser viabilizado, mas não temos planos específicos", conclui.

Musa afirma que o Grupo Ceres ainda não entrou com pedido de licença na Anatel, mas não por uma inviabilidade do modelo. O diretor financeiro da Tacira não acredita que condições do mercado, como a tributação do Fistel de comunicações M2M Especial, que mesmo reduzida tem sido criticada pelo setor, seja empecilho. O problema maior seria justamente o custo mensal dos planos de dados das operadoras para esse tipo de comunicação.

O gargalo a ser explorado, explica, é justamente uma área de conectividade que poderia ser aplicada a conceitos de cidades inteligentes, incluindo sistemas de missão crítica que demandam maior capacidade. "Hoje tem um modelo um pouco engessado de pacotes de transmissão de dados que é mais focado no usuário normal de dados móveis, e não voltado à conectividade de máquinas", analisa. "A gente acredita que o modelo vai passar por MVNO específica para esse mercado, a experiência fim a fim tem que ser garantida."

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!