Mais de um terço dos lares americanos tem dispositivos conectados para consumo de TV

As transformações por que vem passando o mercado de TV nos EUA têm uma razão de fundo, pouco comentada: a crescente integração entre a TV e as redes de banda larga. Mais do que novos serviços como Netflix ou Hulu, o que está possibilitando essa integração é o crescente número de dispositivos conectados de streaming de vídeo. Nos EUA, mais de um terço das residências (36%, para ser preciso) já têm algum tipo de dispositivo deste tipo. Os dados são de uma pesquisa da Parks Associates divulgada durante a INTX 2016, principal evento de TV paga dos EUA, que acontece esta semana em Boston.

Segundo os dados da Parks, esse número era de 27% no ano passado, o que mostra um ritmo acelerado de crescimento. São dados que consideram apenas dispositivos anexos (como Apple TV, Chromecast, Roku Box etc), e não TVs conectadas. Esse mercado deve ganhar mais 90 milhões de caixas conectadas até 2019, na estimativa da Parks, e essa transformação está mexendo com as perspectivas da indústria de TV.

A discussão que desafia os operadores nesse momento é se, por uma imposição regulatória, os operadores de TV paga deveriam permitir que seus conteúdos fossem livremente incorporados a essas caixas conectadas ou set-tops de terceiros ligados à própria rede de TV, dando liberdade de escolha aos consumidores de terem seus conteúdos nas plataformas que preferirem. Isso coloca em xeque o modelo de set-top boxes com tecnologias de acesso condicional proprietárias, que há décadas é parte do modelo de TV paga norte-americano. Parece haver uma percepção de que a era dos set-tops está chegando ao fim, mas o ajuste da indústria em função desse novo modelo ainda está longe de acontecer.

Notícias relacionadas

Alguns movimentos importantes estão acontecendo, como o da TiVo, tradicional fabricante de set-tops inteligentes, que foi adquirida pela empresa de streaming Rovi no começo deste ano; ou o da Samsung, que passou a licenciar a sua plataforma de TV RDK (desenvolvida pelos três maiores operadores de cabo do mundo: Comcast, TWC e Liberty Global) para fabricantes de set-tops e agora, possivelmente, será embarcada diretamente nas TVs da fabricante coreana.

Pesquisa

Segundo a Parks, a maior base de caixas conectadas nos EUA é da Roku, cujas vendas representam 30% do total. A Amazon assumiu o segundo lugar em base de caixas/dispositivos conectados e responde por 22% das vendas, empatada com o Google Chromecast, que tem uma base similar. A Apple TV está em quarto lugar com 20% das vendas e esses quatro fabricantes controlam 94% do mercado de caixas e dispositivos conectados nos EUA. De novo, sem contar as TVs conectadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!