Prefeitura do Rio disponibilizará mais dados de transporte público

A cidade do Rio de Janeiro caminha para ter um sistema de informações sobre transporte público completamente mobile. Entre as iniciativas em curso para que isto ocorra estarão as informações geradas por sistema de geolocalização, produzidas pela frota de ônibus articulados, que circulará pela cidade nos próximos meses, e que serão abertas aos desenvolvedores de aplicativos. “Com essas informações será possível medir o horário dos coletivos e esses dados estarão abertos para quem quiser desenvolver”, afirma o secretário municipal da Casa Civil do Rio de Janeiro, Pedro Paulo de Carvalho.

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O serviço seria um complemento de aplicativos, já disponíveis, que oferecem o itinerário das linhas de ônibus e metrô da cidade. O grande diferencial seria a agregação de mais informações sobre o serviço.

Segundo ele, as iniciativas de uso da mobilidade na capital fluminense não são novas: a cidade já possui mais de 14 mil downloads do app 1746 (1RIO), que reúne mais de 700 serviços numa mesma plataforma, desenvolvida para iOS, Android e BlackBerry. “Mesmo assim é um número pequeno se comparado com o uso da versão para telefone”, disse ele durante o 11º Tela Viva Móvel. Ainda assim, a prefeitura do Rio aposta no segmento e pretende continuar abrindo o acesso às informações dos serviços públicos para desenvolvedores. A entrada em vigor da chamada Lei da Transparência (Lei 12.527/2011) a partir desta semana deve forçar ainda mais os órgãos públicos a abrirem informaçõe, o que estimulará a criação de aplicativos e conteúdos ligados aos serviços públicos.

Atualmente o serviço via call center chega a receber em média 500 ligações simultâneas de solicitações e reclamações sobre iluminação, retirada de entulho, entre outras. Desde sua criação, em março do ano passado, o 1746 já recebeu mais de 3,2 milhões de ligações. “Com este canal, conseguimos aumentar o número de chamadas atendidas, percentual que subiu de 30% das queixas para 84% de chamadas solucionadas”.

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