Oi estima em 15 milhões o número de clientes sem conta bancária

Em sua apresentação no painel de encerramento do 11º Tela Viva Móvel, o diretor de serviços financeiros da Oi, Gabriel Ferreira, revelou que a operadora estima que pelo menos 15 milhões de seus clientes não possuem conta bancária, segundo levantamento feito junto à sua base de usuários. Destes, 73% dos clientes estariam dispostos a usar ou todas as funcionalidades do serviço de mobile wallet (39%) ou pelo menos parte desses serviço (34%). “O consumidor está pronto. Faltam ainda dispositivos e uma regulamentação que impulsione o mercado, mas o potencial é enorme. Apenas 25% das transações financeiras no Brasil são eletrônicas, o resto é todo feito em dinheiro e há um contingente muito grande de transações que pode se tornar digital”, avalia Ferreira.

Notícias relacionadas
Netshoes

Um mercado mais desenvolvido de pagamentos móveis é a aposta da Netshoes, loja virtual de calçados e artigos esportivos, para alavancar a participação de dispositivos móveis no total de vendas da empresa. De acordo com o diretor de marketing da companhia, Ronaldo Bueno, cerca de 2% das vendas da Netshoes são efetivadas por dispositivos móveis atualmente. “A taxa de conversão de vendas do site móvel é hoje cerca de dez vezes menor do que a do site convencional porque os clientes encontram dificuldade para concluir o pagamento, a experiência de compra no site mobile ainda é muito difícil e burocrática. Mas com a evolução do mobile payment, a participação do site móvel pode chegar em pouco tempo a 10%, 15%, até mesmo 20% das vendas”, avalia Bueno.

MercadoLivre

Atualmente, mais de 4% de todo o tráfego do MercadoLivre vêm de dispositivos móveis. A empresa lançou aplicativos para cinco plataformas que, segundo o vice-presidente e country manager para o Brasil do MercadoLivre, Helisson Lemos, alcançaram na última semana a soma de mais de três milhões de downloads.

Mas embora o cliente possa realizar compras nas plataformas móveis, o pagamento ainda não é efetivado na plataforma móvel. O cliente precisa acessar o site convencional do MercadoPago.

“Precisamos encurtar o processo entre compra e pagamento através do MercadoPago de uma maneira única, integrada, como é na web. Temos que melhorar a experiência de compra e, por enquanto, ainda estamos longe de chegar nesse nível”, reconhece Lemos. O executivo garante, sem revelar número, que mesmo com uma usabilidade “sub-ótima”, o percentual do que é comercializado via dispositivos móveis já é “interessante”. O MercadoLivre trabalha para abrir publicamente suas APIs para desenvolvedores em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!