Globalstar lança quatro satélites neste mês

A Globalstar, fornecedor de serviços de voz e dados via satélite, está nos preparativos finais para o lançamento de oito satélites que serão usados para ampliar a atual constelação de sistemas de baixa órbita (LEO). Entre os dias 20 e 21 de maio serão lançados os primeiros quatro sistemas. Ainda neste semestre mais quatro satélites irão reforçar a atual constelação de 48 em órbita. ?Os novos sistemas vão assegurar a qualidade e continuidade do serviço até o lançamento de uma nova constelação de satélites em 2009?, explica o diretor de marketing e vendas da Globalstar para o Brasil, Paulo Campos.
Em 2009 estão previstos o lançamento de 48 novos satélites que permitirão o oferecimento de serviços de banda larga, videoconferência, webcasting, mesh, entre outros. ?Hoje a velocidade máxima de comunicação de dados atinge 9,6 kbps. Com a nova geração o serviço deve alcançar 2 Mbps?, diz Campos.

Notícias relacionadas
A Globalstar conta com 5 mil clientes no Brasil (e mundialmente mais de 260 mil assinantes), atendendo os segmentos de energia elétrica, óleo, gás e transportes, entre outros. No último ano os serviços sofreram algumas interrupções e queda de qualidade, problemas que, segundo Campos, serão resolvidos com os oito novos satélites.
Os quatro primeiros serão lançados pela companhia de serviços Euro-Russa Starsem, no centro de lançamento de Baikonur no Cazaquistão, usando o veículo Soyuz. A Globalstar investiu US$ 110 milhões no lançamento. Os fornecedores são a Starsem, Loral e Alcatel Alenia Space. Em dezembro de 2006, a Globalstar assinou um contrato de US$ 865 milhões com a Alcatel Alenia Space para o projeto, construção e entrega dos novos 48 satélites.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.