A TelComp anunciou nesta segunda-feira, 17, a entrada da operadora satelital Hughes como a nova associada. Como trabalho inicial na Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas, a empresa pretende participar das discussões sobre o processo de atualização do Regulamento Geral do Consumidor (RGC), da Anatel.
Segundo informou a Hughes, a pauta do RGC é importante porque visa fomentar inovação em diversos serviços de telecomunicações, podendo "propiciar as condições adequadas para que os fabricantes e empresas […] desenvolvam novas aplicações e otimizem os recursos de rede". A proposta de atualização do regulamento está como uma das prioridades na agenda da Anatel para o segundo semestre.
Em comunicado enviado à imprensa, o presidente executivo da TelComp, Luiz Henrique Barbosa, afirma que a chegada da Hughes traz expertise da empresa em comunicação por satélite "e outras soluções de conectividade". Já o presidente da Hughes do Brasil, Rafael Guimarães, comenta que a associação tem "um papel fundamental para que as empresas de telecomunicações atuem em um ambiente regulatório saudável no país".
A entrada da Hughes chega em um momento em que a operadora reforça a estratégia no Brasil com banda larga corporativa com o sistema de baixa órbita da OneWeb, mas também com a previsão de lançamento do satélite de altíssimo throughput, o Jupiter 3, em julho. Além disso, a satelital possui parceria com outra associada da TelComp, a Winity, em projeto de Internet comunitária utilizando a faixa de 700 MHz e backhaul via satélite com início ainda em abril.