Anatel divulga Custo Médio de Capital das telecomunicações de 2014

A Anatel divulgou, nesta sexta-feira, 17, a estimativa do Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) do setor de telecomunicações brasileiro referente a 2014. O CMPC nominal do ano passado foi estimado em 12,68% ao ano.

Notícias relacionadas
O CMPC serve de parâmetro para cálculo de preços e tarifas, estudos de viabilidade econômico-financeira dos processos de outorgas de faixa de frequência e processos de Celebração e Acompanhamento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Em fevereiro de 2014, o Conselho Diretor da Anatel aprovou o Regulamento da Metodologia de Estimativa do Custo Médio Ponderado de Capital por meio da Resolução nº 630/2014.

Para declarar a estimativa do custo médio do capital, a Anatel levará em consideração as seguintes informações: critério de agregação escolhido; data de cálculo; período de dados histórico utilizado para a estimativa do Coeficiente de Risco Sistemático; período de dados histórico utilizado para a estimativa do Prêmio de Risco de Mercado; método de estimativa do Coeficiente de Risco Sistemático; Custo do Capital de Terceiros; Custo do Capital Próprio; Quociente Ótimo de Capital de Terceiros; Quociente Ótimo de Capital Próprio; e, tributação incidente sobre o resultado.

Os dados foram colhidos de três operadoras inscritas na Bolsa de Valores: TIM Vivo e Oi.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!