Números mostram que 4G canibaliza diretamente a base 3G em mercados maduros

Em mercados maduros, onde a participação do 3G é dominante na base de telefonia celular, esta tecnologia foi canibalizada pelo lançamento das redes de quarta geração (4G). Foi o que aconteceu na Coreia do Sul e no Japão, como demonstra um levantamento feito pela Samsung e apresentado nesta quarta-feira, 17, no LTE Latin America 2013, no Rio de Janeiro.

Notícias relacionadas
Após 12 meses de lançamento das redes 4G, esta tecnologia conquistou 14,7 milhões de assinantes na Coreia do Sul, enquanto a base de linhas 3G foi reduzida em 13,6 milhões. No Japão, por sua vez, nos seus primeiros 12 meses o 4G angariou 9,02 milhões de assinantes, enquanto o 3G perdeu 9,5 milhões. Em ambos os casos a relação parece ser direta: cada novo usuário 4G significa um acesso 3G a menos.

Se a base da operadora não cresce, qual a vantagem de lançar uma rede 4G? A resposta está na receita média por usuário (ARPU, na sigla em inglês), que aumenta com a nova tecnologia. Na Coreia do Sul, a ARPU era de US$ 27 no primeiro trimestre de 2012 e subiu para US$ 29,2 no quarto trimestre daquele ano. A melhora é atribuída aos clientes 4G, que contratam planos com maior franquia de dados. Ao fim de março havia 20 milhões de assinantes 4G na Coreia do Sul. A expectativa é que a base dobre até dezembro, alcançando 40 milhões de acessos.

EUA

No mercado norte-americano, não foi observada uma canibalização direta de 4G sobre 3G no primeiro ano de operação das redes LTE. Nesse período, foram conquistados 24,5 milhões de usuários 4G enquanto a base 3G registrou um aumento de 5 milhões de acessos. A explicação pode estar no fato de que a penetração 3G nos EUA ainda não era tão grande quanto no Japão e na Coreia do Sul.

Portanto, o efeito no Brasil a curto e médio prazo deve se assimilar mais ao que aconteceu nos EUA. A base 4G vai crescer, mas o 3G seguirá aumentando também, pois ainda há muitos usuários com terminais de segunda geração. O preço caro dos smartphones 4G impedirá que esses consumidores saltem para essa tecnologia, preferindo experimentar antes o 3G.

Infraestrutura

O vice-presidente de marketing da Samsung, Ip Hong, presente no evento, citou também uma transformação nas redes das operadoras celulares. Se no 2G elas eram voltadas para voz e no 3G para dados, no 4G o foco passa a ser o conteúdo. Ele entende que as redes de acesso das teles passarão a armazenar conteúdo da web nas próprias antenas, para agilizar o download. A arquitetura é chamada de "content centric network". A Samsung já oferece esse tipo de solução de infraestrutura para as teles, que se assemelha à proposta de "Liquid Application", demonstrada pela Nokia Siemens no Mobile World Congress deste ano (leia matérias relacionadas abaixo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!