No projeto sobre o novo Cade, SEAE ganha papel de "observadora" da concorrência

Um aspecto importante da discussão da nova lei para o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC), em discussão no Senado (PLC 06/2009) é o papel que está sendo atribuído à Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda. A SEAE deixará de ser instrutora de processos ao Cade e passará a atuar como observadora de todos os atos normativos do governo em suas diferentes instâncias e do Congresso, analisando se os atos promovem a concorrência. O trabalho da SEAE será apenas opinativo, propositivo e analítico, mas sem nenhum poder de interferência. Na prática, contudo, sempre haverá um parecer econômico e concorrencial promovido pela secretaria do Ministério da Fazenda, que poderá ser tornado público. A SEAE terá poder de questionar os agentes de mercado e solicitar informações. É mais ou menos o papel que a secretaria vem desempenhando hoje, mas com o suporte de uma determinação legal. Mas a SEAE, pela nova lei, poderá ainda fazer recomendações, que podem ou não ser acatadas pelos órgãos.
Vale lembrar que a SEAE já vem opinando sobre os principais temas relevantes do setor de telecomunicações há pelo menos dois anos, o que tende a se intensificar com a nova lei do SBDC.
Pro-Reg

Notícias relacionadas
As funções que terá a SEAE se aproximam muito daquilo que o Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação (Pro-Reg), coordenado pela Casa Civil, vem elaborando desde 2007. O Pro-Reg busca entre outras coisas criar o conceito de uma câmara de acompanhamento regulatória, que analisará os impactos dos atos normativos sob diferentes respectivas regulatórias, e não apenas as concorrenciais, como cabe à SEAE. Nesse momento, as consultorias contratadas pelo Pro-Reg estão justamente trabalhando no desenho de como será essa instituição ou órgão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!